Jejum? Menos carboidratos? Nutróloga indica a melhor dieta para cada perfil

Descubra qual estratégia alimentar tem mais chance de dar certo com você. Fazer jejum e cortar carboidratos não são as únicas opções

Jejum intermitente, não necessariamente, é a melhor maneira de emagrecer
Jejum intermitente, não necessariamente, é a melhor maneira de emagrecer - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 16/05/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

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O jejum intermitente, principalmente depois do BBB22, se tornou muito popular entre as dietas para emagrecer ou manter a forma. Afinal, vários participantes da casa mais vigiada do Brasil – que exibiram seus físicos com pouca gordura durante meses – eram adeptos à essa estratégia.

Outra questão que chamou a atenção foi a condenação do carboidrato. Após o campeão Arthur Aguiar se deliciar com fontes de nutriente dentro do reality, sua esposa – que é empresária do emagrecimento – imediatamente repudiou o ato em tom de brincadeira, alegando que seu marido ia perder condicionamento físico.

Dessa maneira, muitas pessoas que possuem o objetivo de emagrecer, começaram a se interessar mais pela estratégia do jejum intermitente e da redução de carboidratos. No entanto, essas não são as únicas maneiras de perder peso.

Por isso, com a ajuda da médica nutróloga, Dra. Ana Luisa Vilela, separamos diferentes formas eliminar gordura corporal e com qual tipo de pessoa cada uma delas combina mais. Descubra, finalmente, qual a melhor dieta para você emagrecer:

1 – Quem está na estaca zero e quer começar agora:

  • Aumente a ingesta de água;
  • Durma, pelo menos, 8 horas por noite;
  • Consuma alimentos mais naturais e crus

2 – Já tenta emagrecer tem um tempo e está com o foco em dia, pronto para encarar desafios:

  • Tente realizar o jejum intermitente com ajuda de um profissional;
  • Aumente o consumo de fibras;
  • Coma mais proteínas.

3 – Quer emagrecer, mas não sabe por onde começar e fica procrastinando:

  • Matricule-se na academia;
  • Reduza o consumo de carboidratos (mas não corte);
  • Corte apenas os doces, por enquanto.

4 – Não está satisfeito com o corpo atual, mas acha muito difícil perder peso:

  • Coma a cada três horas;
  • Diminua a adição de açúcar;
  • Comece a manter uma rotina de alimentação.

5 – Tenta fazer dieta, mas sempre cai em tentação:

  • Estabeleça um dia do lixo na semana;
  • Mate a fome no final da tarde com alimentos naturais;
  • Mantenha a dieta no final de semana.

6 – Já perdeu as esperanças de emagrecer:

  • Procure ajuda de um profissional;
  • Realize exames laboratoriais;
  • Tente ganhar massa muscular.

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