Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Epilepsia: mitos e verdades sobre a condição neurológica

Estresse é um dos principais gatilhos para o problema. Neurologista esclarece as dúvidas mais comuns sobre a epilepsia

Estresse é um dos principais gatilhos para o problema. Neurologista esclarece as dúvidas mais comuns sobre a epilepsia
Entenda a epilepsia - Shutterstock

A epilepsia é uma condição neurológica que gera alterações temporárias e reversíveis no cérebro, provocando convulsão, mal-estar e perda de consciência por alguns segundos, ou até mesmo minutos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o problema acomete, aproximadamente, 50 milhões de pessoas no mundo, sendo 2 milhões apenas no Brasil.

Mas, apesar de ser relativamente comum, a epilepsia ainda é cercada por muitos tabus e dúvidas. Por isso, com a ajuda da neurologista e neurofisiologista, Dra. Natália Longo, separamos alguns mitos e verdades sobre a condição. Confira:

Em caso de convulsão, devo segurar os braços e a língua do paciente. Mito

“Nessa situação o ideal é você proteger a cabeça do paciente e colocá-lo deitado de lado, pois isso irá facilitar a saída de possíveis secreções e evitar a aspiração de vômitos. Não tente impedir os movimentos, não introduza qualquer objeto na boca da pessoa e não ofereça nenhum alimento ou bebida para ela, pois isto pode causar acidentes tanto para a pessoa que está tendo a crise, quanto para a pessoa que está tentando ajudar”, alerta a médica.

Estresse pode provocar epilepsia. Verdade

“O estresse é um dos principais fatores que desencadeiam uma crise epiléptica. Outros fatores muito comuns são a privação de sono, ficar muito tempo sem comer ou dietas radicais que podem levar a alterações metabólicas, como hipoglicemia (baixa de glicose no organismo) e/ou hiponatremia (baixa de sódio no organismo)”, explica a médica.

Toda convulsão é epilepsia. Mito

“Qualquer pessoa pode ter uma crise convulsiva, pelo menos uma vez na vida, e não ser epiléptica. Geralmente, essas pessoas apresentam crise durante um quadro infeccioso, ou uma alteração metabólica, ou até mesmo durante um trauma na cabeça. Neste caso, chamamos isto de crise convulsiva sintomática”, aponta a neurologista.

Epilepsia é uma doença mental. Mito

“A epilepsia é uma doença neurológica com causa, geralmente, muito bem definida (estrutural, genética, infecciosa e outras), fazendo com que o paciente apresente crise epiléptica quando há alteração na passagem de informação entre os neurônios. As doenças mentais são de natureza psiquiátrica e, geralmente, não causam lesões estruturais no cérebro”, finaliza a Dra. Longo.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Notícias

Famosa na pandemia de Covid-19, a telemedicina se tornou uma grande facilitadora para as mulheres no período pós-parto

Câncer

Mutação de gene no DNA pode ser a chave para descoberta de novos tratamentos. Veja 6 maneiras de prevenir o câncer

Saúde Bucal

Cirurgião esclarece as principais dúvidas sobre o tema e indica como deve ser feito um bom implante dentário

Doenças

A hepatite aguda infantil de origem misteriosa já passa de 250 casos no planeta, de acordo com a OMS. O Brasil tem 9 casos suspeitos da doença

covid

Infectologista alerta para a importância dos cuidados de prevenção, que se tornaram iniciativas individuais com o fim da obrigatoriedade da máscara

Tabagismo

Proibido no Brasil, o vape faz sucesso entre os mais jovens, mas também provoca aumento no número de problemas cardiovasculares

Emagrecer

Nutróloga revela como todo o organismo pode sabotar o plano de emagrecimento. Aprenda a driblar os obstáculos da dieta

Infarto

Esse tipo de desconforto é comum após permanecermos longos períodos na mesma posição. No entanto, formigamento também tende a ser sinal de má circulação