Formigamento: cardiologista explica quando o sintoma pode ser preocupante

Esse tipo de desconforto é comum após permanecermos longos períodos na mesma posição. No entanto, formigamento também tende a ser sinal de má circulação

Formigamento nem sempre é preocupante
Formigamento nem sempre é preocupante - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 25/05/2022 às 13:00
Atualizado às 13:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O formigamento é uma sensação, relativamente, comum entre as pessoas. Ficar muito tempo sentado em uma posição desconfortável, ou dormir com o braço embaixo do corpo, pode dificultar momentaneamente a circulação sanguínea naquela região e, quando a área é “liberada” e o sangue volta ao seu lugar, o formigamento é inevitável.

“Quando o formigamento ocorre e, após alguns movimentos – seja da mão ou do braço –, e a sensação vai embora, isso não quer dizer que é um problema arterial. Mas, sim, que algum nervo ficou comprimido durante um tempo e resultou na sensação de peso e, muitas vezes, inchaço nas mãos”, explica o médico cardiologista, Dr. Antonio Edmond Ghattas.

No entanto, segundo o especialista, quando o formigamento aparece sem nenhum motivo aparente e demora para ir embora. É melhor procurar um médico. Afinal, pode ser algum tipo de problema na sua circulação sanguínea. Nesse caso, o risco de ter algum problema ou doença cardiovascular é consideravelmente alto.

“Um problema de circulação sério é quando há a interrupção da passagem sanguínea nas artérias. Por exemplo, quando há uma trombose, que acontece quando alguma artéria ou veia é obstruída e não permite que o sangue passe pela região onde se formou o coágulo", alerta o cardiologista.

Por isso, além do formigamento, é importante ter atenção com outros sinais que o seu organismo pode dar. Veja, abaixo, outros sintomas de má circulação sanguínea:

  • Pés e mãos frias;
  • Inchaço nas pernas e pés;
  • Pele seca e escamosa;
  • Unhas quebradiças.

Dessa maneira, caso você sinta um formigamento constante e ele esteja acompanhado de algum desses sintomas, a recomendação é procurar avaliação médica o quanto antes. Vale lembrar também que outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e colesterol alto também podem provocar alterações na parede arterial e prejudicar a circulação do sangue.

Por isso, mesmo que você não tenha os sintomas acima e não sinta nenhum tipo de formigamento sem motivo aparente, é interessante mante um estilo de vida saudável – com a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada – para prevenir qualquer problema.

Leia também