Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Implante dentário: 6 coisas que você precisa saber antes de realizar o procedimento

Cirurgião esclarece as principais dúvidas sobre o tema e indica como deve ser feito um bom implante dentário

Cirurgião esclarece as principais dúvidas sobre o tema e indica como deve ser feito um bom implante dentário
Implante dentário só deve ser realizado por profissionais especializados - Shutterstock

Realizar um implante dentário, muitas vezes, não é apenas uma questão de estética. É claro que a maioria das pessoas deseja ter um sorriso bonito. Mas, isso costuma interferir diretamente na autoestima e no bem-estar. Pessoas que não se sentem confortáveis em mostrar os seus dentes podem ter consequências negativas na saúde mental.

Mas, antes de se submeter à um implante dentário, é fundamental ter conhecimento de algumas curiosidades e peculiaridades que rodeiam o procedimento. “A cirurgia de implante dentário promove uma reabilitação oral mais eficiente que outros procedimentos e, com isso, a cada dia é mais frequente no Brasil”, explica o Dr. Fábio Azevedo, cirurgião dentista especializado em implantodontia.

Por isso, com a ajuda do especialista, separamos cinco coisas importantes que você precisa saber antes de realizar um implante dentário. Confira:

Dói colocar o implante

Não. Nos dias atuais, segundo o Dr. Azevedo, a tecnologia que acompanha a cirurgia de instalação do implante avançou consideravelmente, tanto na anestesia quanto no próprio procedimento em si. Por causa dos anestésicos, o paciente não sente nenhuma dor na instalação do implante. Porém, uma leve dor ou desconforto nas primeiras horas após o procedimento, ou nos primeiros dias, pode acontecer.

A cirurgia para colocar o implante é demorada

Depende. De acordo com o especialista, para responder a esta pergunta é necessário, primeiramente, conhecer as modalidades de tratamento. Existem duas técnicas relacionadas à cirurgia: a guiada e a convencional. A primeira tende a ser a mais rápida, levando, aproximadamente, de 15 a 20 minutos por implante colocado. Já a técnica tradicional pode ser um pouco mais demorada, já que requer um controle maior e uma precisão mais específica no que diz respeito à localização do implante. Mas, o tratamento completo é relativamente rápido. Ele costuma durar de três a oito sessões.

Quem usa dentadura há anos pode colocar implante dentário

Sim. Inclusive, um dos grandes benefícios citados frequentemente pelos profissionais é que os implantes têm a capacidade de melhorar a saúde e a qualidade de vida de pacientes com longos históricos da utilização de dentaduras – ou próteses móveis. Quem usa dentadura, segundo o dentista, pode apresentar problemas nutricionais e de fala, além das limitações estéticas e na vida social, causando insegurança e constrangimentos. O implante dentário tem tudo para solucionar esses problemas.

Existe contraindicação

Sim. Para definir se o paciente pode ou não ser submetido à técnica do implante, é altamente recomendável ter uma conversa sincera e completa com o profissional sobre a saúde atual, durante a fase de anamnese (no pré-operatório). Para o Dr. Azevedo, os principais problemas que tendem a dificultar o tratamento – mas que podem não ser impeditivos – são:

  • Diabetes descontrolada;
  • Consumir mais de 20 cigarros por dia;
  • Apresentar distúrbios metabólicos ósseos como, por exemplo, osteoporose;
  • Submeter-se a sessões de radioterapias e quimioterapias frequentes.

Após realizar o implante é necessário tomar algum cuidado especial

Sim. Após o implante ter sido realizado, é indicado fazer visitas periódicas ao dentista. Normalmente, um retorno a cada seis meses é o indicado e funciona para a maior parte dos pacientes. Além disso, é necessário manter uma higiene bucal eficiente, com fio dental e escovação após cada refeição. Também se recomenda não fumar em excesso e manter uma alimentação equilibrada – sem ingredientes muito duros.

Fonte: Dr. Fábio Azevedo, cirurgião dentista especializado em implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Doenças

A hepatite aguda infantil de origem misteriosa já passa de 250 casos no planeta, de acordo com a OMS. O Brasil tem 9 casos suspeitos da doença

covid

Infectologista alerta para a importância dos cuidados de prevenção, que se tornaram iniciativas individuais com o fim da obrigatoriedade da máscara

Tabagismo

Proibido no Brasil, o vape faz sucesso entre os mais jovens, mas também provoca aumento no número de problemas cardiovasculares

Emagrecer

Nutróloga revela como todo o organismo pode sabotar o plano de emagrecimento. Aprenda a driblar os obstáculos da dieta

Infarto

Esse tipo de desconforto é comum após permanecermos longos períodos na mesma posição. No entanto, formigamento também tende a ser sinal de má circulação

Doenças

Causadora de desconfortos como queimação, dores e azia, a gastrite pode ser atenuada com uma dieta balanceada

Saúde Mental

As mulheres são as mais afetadas pela depressão, junto dos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente de combate à Covid-19

Alimentação

Descubra qual estratégia alimentar tem mais chance de dar certo com você. Fazer jejum e cortar carboidratos não são as únicas opções