Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Acupuntura estética: conheça procedimento focado na beleza

Técnica de beleza é usada por Madonna e Alicia Keys. Saiba como funciona e quais os benefícios da acupuntura estética

Acupuntura estética: conheça procedimento focado na beleza
Acupuntura estética: conheça procedimento focado na beleza - Foto: Shutterstock

A acupuntura é uma técnica originária da medicina tradicional chinesa. Hoje ela tem reconhecimento do National Health Institute dos EUA e é especialidade médica no Brasil. O procedimento tem inúmeras aplicações, e pode ser uma alternativa para o tratamento de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ela também pode ajudar a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.

A técnica aplica agulha, calor, pressão e outros estímulos em locais específicos da pele, que se chamam acupuntos. Já a acupuntura estética utiliza essas técnicas para prevenir e melhorar aspectos relacionados à beleza. O procedimento traz excelentes resultados, e já conquistou personalidades como Madonna e Alicia Keys.

As agulhas são inseridas na pele e, em muitos pontos, chegam até os músculos e à fáscia, membrana que envolve os músculos, explica a Dra. Sley Tanigawa, médica especialista em acupuntura e membro do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). 

“A puntura aumenta a circulação sanguínea no local, o que elimina toxinas e aumenta a oxigenação dos tecidos, além de estimular a produção de colágeno. O efeito da puntura é maior quando associamos à eletroacupuntura. Neste caso, um aparelho se conecta às agulhas para dar estímulo elétrico, melhorando a contração do músculo. Isso gera aumento da força muscular, redução de flacidez e proporciona uma melhora importante do aspecto da pele”, afirma.

Como é o tratamento de acupuntura estética

Antes de tudo é preciso realizar uma consulta médica, onde o especialista irá avaliar suas principais queixas – tanto estéticas quanto da saúde como um todo. Após a anamnese, é possível identificar eventuais problemas de saúde que interferem na beleza, como o hipotireoidismo, por exemplo, que pode ressecar a pele, enfraquecer as unhas, levar à queda de cabelos e engordar. “Sem tratar o hipotireoidismo, não há milagre nem acupuntura isolada que resolva o problema”, adverte a médica. 

O especialista também deve fazer um levantamento de todo o histórico da saúde, das emoções e do desenvolvimento do indivíduo desde a gestação até o momento presente. “Todos esses aspectos são muito importantes para a acupuntura, pois revelam o perfil da paciente dentro da Medicina Tradicional Chinesa, suas fragilidades energéticas que levam às doenças e às alterações inestéticas”, explica a Dra. Sley.

Após o diagnóstico pela medicina ocidental e oriental, é momento de planejar quais os pontos e técnicas serão úteis no tratamento. “Aqui não há ‘receita de bolo’, o tratamento é extremamente individualizado e o que pode ser bom para um pode ser péssimo para o outro”, alerta a médica.

As agulhas são inseridas no local a ser tratado e em diversas regiões do corpo que levam ao equilíbrio energético. “Há uma enorme liberação de neuro-hormônios, que dão sensação de relaxamento e bem-estar. Os efeitos variam entre as pacientes, devido ao grau de acometimento do problema e de suas características pessoais, mas geralmente já na segunda aplicação os efeitos já são notados. Os tratamentos variam de dez a vinte aplicações, que variam entre uma a três por semana, seguidas de um período de manutenção quinzenal ou mensal”, detalha a especialista.

Tratamentos locais

A Dra. Sley Tanigawa explica cada um dos tratamentos locais da acupuntura estética. Confira:

Gua-sha para a face: é uma massagem com uma espátula de jade ou de osso com cremes dermatológicos feita na direção correta da circulação da energia na face. Promove drenagem linfática, estimula a produção de colágeno, aumenta a circulação sanguínea, elimina toxinas e, além disso, aumenta a absorção do princípio ativo dos cremes/óleos.

Ventosa: serve para a face e o corpo. Utilizada no tratamento da celulite, de olheiras e da gordura localizada, uma vez que promove o aumento da circulação de energia e de sangue, além da ação mecânica de sucção. É o mesmo princípio utilizado para tratar dor.

Eletroacupuntura para a gordura localizada: a corrente elétrica (sem choque!) aplicada através das agulhas no tecido adiposo diminui o tamanho das células de gordura, eliminando os restos gordurosos pelas fezes e urina.

Eletroacupuntura para flacidez: as agulhas são inseridas na pele, no ponto de acupuntura, até atingir o músculo e ligadas no aparelho, promovendo contrações musculares que enrijecem e modelam o músculo. Além disso, ela também aumenta a firmeza da pele, pois estimula a produção de colágeno e aumenta a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação e eliminando toxinas. Pode ser utilizada na face e no corpo. Logo na primeira aplicação já tem resultados visíveis, deixando a pele mais bonita, diminuindo olheiras e áreas de vermelhidão.

Pessoas com medo de agulha têm alguma alternativa?

De acordo com a médica, mesmo quem tem medo de agulha pode se beneficiar com o alívio de dores e distúrbios. Para essas pessoas, a Dra. Sley dá as seguintes opções:

  • Gua-sha;
  • Ventosa;
  • Laserpuntura (aplicação de laser para estimular pontos de acupuntura, que não dói nem machuca, mas é um pouco menos eficaz que a puntura);
  • Auriculoacupuntura (aplicação de cristais de quartzo em determinados pontos da orelha para auxiliar no equilíbrio energético).
Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer

Doenças

A febre oropouche compartilha os mesmos sintomas e formas de transmissão da dengue – contudo, são doenças diferentes

Fitness

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

Dor

Dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada: entenda os problemas que envolvem a dor nos glúteos