Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Cabelo forte e sedoso: 7 ativos naturais para tratar os fios

Farmacêutico naturopata aponta os sete ativos naturais com maior poder de regeneração e cuidado do cabelo. Confira lista para tratar os fios

Cabelo forte e sedoso: 7 ativos naturais para tratar os fios
Cabelo forte e sedoso: 7 ativos naturais para tratar os fios - Foto: Shutterstock

Com uma rotina atribulada e a correria do dia a dia, não é todo mundo que consegue manter uma rotina de cuidados com o cabelo. No entanto, quem consegue dedicar um tempo para nutrir os fios têm preferido utilizar produtos de origem orgânica. Segundo o British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve chegar ao valor de R$ 122 bilhões até 2024.

Preferência por produtos naturais

Essa mudança surge da preocupação com os impactos ambientais. Por isso, a indústria da cosmetologia vem apresentando cada vez menos produtos derivados de petróleo, uma vez que o público está evitando adquirir shampoos e outros cosméticos que tem em sua composição elementos com petrolatos (silicone, parafina líquida, óleo mineral, vaselina e outros).

“A preocupação com produtos naturais que não causam impactos ambientais negativos é muito latente, principalmente com os recentes eventos climáticos que vemos enfrentando. Pensar em produtos naturais é se preocupar com a saúde e o bem-estar pessoal e ambiental”, expõe Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo.

Os petrolatos, além de serem compostos gordurosos, podem ser prejudiciais à natureza e também dar uma falsa sensação de saúde aos fios. Por outro lado, os ativos derivados de plantas podem auxiliar no crescimento do cabelo e possibilitar um couro cabeludo mais saudável, explica Jamar. 

“Produtos naturais não mascaram os fios, já os derivados do petróleo sim. O silicone, por exemplo, é um produto denso. Com o uso frequente, ele obstrui os poros da fibra capilar, impossibilitando que o cabelo respire e dificultando a penetração dos ingredientes ativos naturais que depositamos. Causando o enfraquecendo, a fragilidade e quebrando o fio”, afirma.

Ativos naturais indicados para o cabelo

O farmacêutico naturopata aponta as plantas mais utilizadas para o tratamento dos frios:

1 – Alecrim

“O óleo essencial de alecrim é eficiente no crescimento dos fios. Ele deve ser diluído em óleo vegetal ou em tônicos e atua estimulando  a circulação sanguínea, além de controlar o excesso de oleosidade na raiz, agindo como adstringente e anti-inflamatório. Essa substância geralmente está presente em shampoos detox”, explica o especialista.

2 – Urtiga

Além de bactericida, essa planta atua no bloqueio da produção de DHT (Di-hidrotestosterona), principal responsável pela queda do cabelo, pontua Jamar. “Pode não estimular novos crescimentos, mas age contra a queda enquanto ajuda a restaurar a balança de hormônios que produzem novos fios. Ela está presente em séruns, tônicos e produtos antiqueda”, completa. 

3 – Ginkgo Biloba

“Essa antiga e poderosa planta utilizada há vários anos pelos orientais estimula a circulação sanguínea nos folículos capilares, estimulando novo crescimento. Pode ser utilizada como chá ou na forma de cápsulas. É muito positiva para pessoas que sofrem com deficiências que afetam os folículos capilares”, informa o farmacêutico.

4 – Gengibre

Essa raiz tão popular possui muitos benefícios. Inclusive, na medicina Ayurveda é utilizada para tratar a queda dos fios. O gengibre possui magnésio, potássio, fósforo e vitaminas que nutrem os folículos capilares, estimulando a força e o crescimento, explica o naturopata. “Ele também tem propriedades bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias,  agindo no controle de caspa e consequentemente reduzindo o risco de queda”, acrescenta.

A natureza tem diversas opções para os fios

5 – Babosa

A Aloe Vera, mais conhecida como babosa, é a planta mais famosa do mundo quando se fala em tratamento capilar. Além disso, ela acelera o processo de cicatrização da pele e oferece uma super hidratação.  A mucilagem da babosa (gel) pode ser aplicado diretamente na raiz para reposição hídrica e equilíbrio do pH, explica Jamar.  

“A planta está presente em produtos detox (como shampoos) além de hidratantes, umectantes, condicionadores e outros. Ela contém íons minerais ricos em cálcio, magnésio, polifenólico, o que estimula a produção de colágeno. Além disso, a babosa é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o cabelo, deixando-o menos frágil, diminuindo a caspa e a queda, melhorando a textura e o volume dos fios”, esclarece.

6 – Óleo de coco

O óleo de coco contém ácido láurico e vitaminas, o que promove hidratação, nutrição e regeneração do cabelo. Além disso, diminui o frizz, reduz as pontas duplas, melhora a circulação sanguínea, previne quebra e ressecamento e tem propriedades antibacterianas. O óleo também forma uma camada protetora nos fios, explica o naturopata.

7- Mamona 

É da semente da mamona que se extrai o famoso óleo de rícino, muito popular na forma de laxante, mas com ação direta no crescimento capilar. Isso porque este óleo é rico em ácido ricinoléico, uma bactericida e fungicida que combate infecções, o que geralmente impede o crescimento capilar. “Embora a aplicação de óleo de rícino na pele seja considerada segura para a maioria das pessoas, ele pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos, por isso não é recomendado para gestantes e lactantes”, alerta o especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente

Doenças

A cirurgia refrativa pode reduzir ou eliminar a reduzir a dependência de óculos ou lentes de contato. Saiba como é o procedimento

Saúde Mental

Além do desconforto emocional, a ansiedade também pode causar sintomas físicas, que são frequentemente confundidos com outras doenças