Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Controle da hipertensão e mais: saiba os benefícios do magnésio

O mineral é capaz de regular a pressão arterial, fortalecer a imunidade e diminuir o risco de doenças. Saiba quais alimentos são fontes de magnésio

Controle da hipertensão e mais: conheça os benefícios do magnésio
Controle da hipertensão e mais: conheça os benefícios do magnésio - Foto: Shutterstock

O magnésio é um mineral essencial para a nossa saúde. Ele é abundante no corpo humano, só perdendo para o cálcio, potássio e sódio, e é encontrado principalmente nos ossos (60%). Esse elemento também está presente em alguns alimentos, suplementos, medicamentos e até mesmo na água.

O Dr. Victor Lamônica, médico do esporte especialista em medicina integrativa, esclarece que o magnésio possui um papel importante no nosso organismo. Isso porque ele atua em mais de 300 reações bioquímicas fundamentais para o corpo humano. 

Benefícios do magnésio

Seus benefícios incluem auxílio nas funções musculares e nervosas, regulação da pressão arterial, contribuição ao sistema imunológico, e mais. Por isso, ele é peça-chave para o funcionamento de várias engrenagens do organismo.

Uma revisão de estudos publicada na revista científica BioMed Central Medicine relaciona o consumo da substância com a diminuição nas chances de desenvolver diversos problemas de saúde. A análise envolveu dados de mais de 1 milhão de pessoas e foi liderada por pesquisadores das universidades de Zhejiang e Zhengzhou, na China. Os resultados apontam que uma alimentação rica em magnésio diminui os riscos de derrames, insuficiência cardíaca, diabete tipo 2 e morte precoce.

Além disso, a Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, aprovou as declarações de que o magnésio pode contribuir para a redução da pressão alta (hipertensão). Isso quer dizer que fabricantes de suplementos de magnésio ou de produtos ricos no mineral poderão destacar esta relação nas embalagens.

Como o mineral age no organismo

O Dr. Victor destaca que o magnésio atua em funções básicas do nosso corpo, promovendo o desenvolvimento dos ossos, tecidos e músculos. Além disso, é responsável por regular a absorção de outros nutrientes que, em conjunto, garantem o bom funcionamento do organismo.

Esse mineral pode diminuir a pressão arterial agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio. Essa função favorece a vasodilatação, diminuindo a pressão dentro das artérias. Isso ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Por isso, remédios com compostos bloqueadores dos canais de cálcio são frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial.

Alimentos fontes de magnésio

O especialista elencou os principais alimentos fontes de magnésio:

  • Abacate;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Leguminosas, como lentilhas, feijão, grão-de-bico e ervilhas, por exemplo;
  • Peixes gordurosos;
  • Chocolate amargo;
  • Sementes de abóbora, linhaça e gergelim;
  • Oleaginosas, como, castanhas e amendoim;
  • Espinafre cozido;
  • Banana prata;
  • Aveia;
  • Suplementos e medicamentos.

“Vale ressaltar que a suplementação jamais deve ser feita por conta própria, até porque o excesso do mineral pode sobrecarregar o sistema renal. O paciente precisa fazer exames para avaliar a concentração desse nutriente, investigar se há problema na absorção, se a pessoa está perdendo e se está fazendo a ingestão correta”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia