Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Acupuntura no tratamento de doenças autoimunes: veja os benefícios

Médico aponta que a acupuntura pode trazer benefícios para pacientes com artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória e esclerose múltipla

Acupuntura no tratamento de doenças autoimunes: veja os benefícios
Acupuntura no tratamento de doenças autoimunes: veja os benefícios - Foto: Shutterstock

Além de encarar os desafios e limitações comuns de suas enfermidades, os pacientes com doenças autoimunes, muitas vezes, lidam ainda com efeitos colaterais indesejáveis devido ao tratamento médico. Isso ocorre mesmo com os avanços significativos da medicina recente. Porém, a acupuntura pode ser uma aliada para proporcionar mais qualidade de vida.

Benefícios da acupuntura no tratamento de doenças autoimunes

Ela oferece não apenas alívio dos sintomas físicos, mas também contribui para o bem-estar emocional e mental dos pacientes. Para Eduardo D’Alessandro, acupunturista e especialista em dor e Membro do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo, há evidências científicas que sugerem que a acupuntura pode ser benéfica no tratamento de sintomas associados às doenças autoimunes. É o caso, por exemplo, de dor, ansiedade, depressão, insônia e espasticidade. 

No entanto, ele observa que os mecanismos exatos pelos quais a acupuntura exerce esses benefícios ainda não foram completamente compreendidos ou explicados. A eficácia do agulhamento nesses casos se sustenta pela experiência clínica, observa D’Alessandro. Isso porque muitos pacientes demonstram alívio da dor, controle emocional e melhoria da qualidade do sono. 

“Há resultados positivos em pacientes com diversas condições, incluindo artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória e esclerose múltipla. Além do alívio dos sintomas físicos, a acupuntura proporciona benefícios adicionais, como controle mais adequado da dor, melhor qualidade de sono, menor sofrimento emocional e ganho de funcionalidade”, destaca o médico.

Acupuntura como parte do tratamento

D’Alessandro enfatiza ainda a importância da coordenação entre diferentes abordagens terapêuticas. “As doenças autoimunes demandam acompanhamento contínuo e comunicação entre os profissionais que apoiam o paciente”, explica. Segundo o médico, a acupuntura deve integrar plano de tratamento sob a supervisão de um médico experiente, que possa coordenar os cuidados e garantir a segurança do paciente.

Diante das incertezas e desafios das doenças autoimunes, a acupuntura se destaca como uma ferramenta poderosa. Além disso, é uma fonte de alívio e esperança para aqueles que buscam uma abordagem mais abrangente e integrada para sua saúde e bem-estar.

Por isso, para o especialista, vale a pena explorar essa via. Claro, com a orientação adequada e a mente aberta para as possibilidades que ela pode oferecer.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Entenda como uma dieta bem elaborada pode auxiliar o descanso adequado e a recuperação do seu organismo

Notícias

O método Roma IV é a principal forma de identificar constipação em crianças, mas pesquisadores apontam forma mais eficiente

Saúde Mental

Profissional aponta as cinco feridas emocionais mais comuns e sugere formas de lidar com as consequências na vida adulta

Notícias

Neurocientista revela que beijamos muito mais com o cérebro do que com a boca. Entenda o que acontece durante o beijo