Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Cabelo à prova de verão: 7 dicas para proteger a saúde dos fios

Dermatologista dá sete dicas para cuidar da saúde dos fios e manter o cabelo bonito mesmo com o calor e a rotina do verão

Cabelo à prova de verão: 7 dicas para proteger a saúde dos fios
Cabelo à prova de verão: 7 dicas para proteger a saúde dos fios - Foto: Shutterstock

Conforme as temperaturas aumentam e o verão se instala, é normal redobrarmos os cuidados com a pele. Afinal, os danos que os dias de sol, praia e piscina podem causar no tecido cutâneo já são bem conhecidos. Mas existe uma outra estrutura que sofre com os mesmos fatores e, ainda assim, é negligenciada: os fios de cabelo.

“A radiação solar pode favorecer a degradação das proteínas que compõem os fios, tornando-os mais fracos e quebradiços. A exposição desprotegida ao sol também pode levar a queimaduras no couro cabeludo, causando um processo inflamatório que favorece a queda capilar e o surgimento de câncer de pele na região”, explica o Dr. Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Dermatologia Clínico-Cirúrgica e professor. 

Outro dano importante para os cabelos é causado pelo cloro da piscina e sal da água do mar. “Essas substâncias causam danos à cutícula e diminuem a quantidade de proteínas na fibra capilar, favorecendo o ressecamento e a quebra”, alerta o especialista.

Segundo ele, os danos são ainda mais graves em pessoas que realizaram procedimentos químicos nos cabelos, que podem sofrer até mesmo mudanças de coloração. Felizmente, preservar a saúde dos fios é mais simples do que parece – basta adotar alguns cuidados. Confira:

1 – Antes de mais nada: filtro solar

Assim como no caso da pele, a proteção solar é o principal cuidado para manter cabelos e couro cabeludo saudáveis e bonitos durante o verão. 

“Enquanto pessoas calvas podem aplicar o protetor solar convencional na região, que deve ter, no mínimo, FPS 30, quem tem uma maior quantidade de cabelo pode apostar no uso de leave-ins e loções que oferecem proteção solar”, diz o médico.

Além disso, é importante reforçar a proteção oferecida por esses produtos por meio do uso de bonés ou chapéus de abas largas com proteção UV presente no próprio material de confecção, complementa Danilo.

2 – Cuidado com os fios antes e depois de mergulhar

Para reduzir os danos causados pela água do mar ou piscina, o especialista recomenda molhar os cabelos antes de mergulhar ou então aplicar um leave-in. “Assim, os fios já estarão saturados e absorverão uma menor quantidade de cloro ou sal”, afirma. 

E, ao sair da água, volte para baixo do chuveiro para retirar qualquer resíduo de areia, cloro ou sal dos fios. “Caso não seja possível tomar uma ducha, aposte no uso de brumas e águas termais”, aconselha o especialista.

3 – Cuide do cabelo ao voltar da praia ou piscina

Ao voltar da praia ou piscina, além de higienizar bem os fios, capriche na hidratação. “Shampoos suaves, máscaras formuladas com ativos de alta propriedade hidratante e ampolas de hidratação rápida são ótimas opções para recuperar a saúde e a beleza das madeixas após um longo dia de verão”, recomenda o médico.

Danilo ainda alerta sobre o uso de ferramentas de calor, que devem ser evitadas para não piorar ainda mais o ressecamento dos fios. “Após o banho, os leave-ins e óleos capilares são muito bem-vindos para potencializar a hidratação e auxiliar no controle do frizz”, diz ele.

4 – Não lave excessivamente 

Mesmo com o calor e o suor frequentes do verão, é importante se atentar para não lavar os fios em excesso. Isso porque, apesar de não existir uma regra quanto ao número de lavagens, higienizar os fios excessivamente pode torná-los frágeis e ressecados, diz o dermatologista.

Portanto, a frequência ideal dependerá das necessidades de cada pessoa. “Por exemplo, enquanto praticantes de atividade física devem higienizar os cabelos diariamente, pessoas de cabelos oleosos podem lavar os fios até duas vezes ao dia. Já quem tem cabelo fino e seco deve realizar a higienização em dias alternados”, afirma o especialista.

5 – Seque bem os fios 

Por mais refrescante que seja, deixar os cabelos molhados pode prejudicar a saúde dos fios, favorecendo problemas como quebra, queda e caspa.

“Após o banho, o ideal é secar bem os fios com uma toalha, sempre com movimentos delicados. Mas, se estiver com pressa, é possível aplicar um protetor térmico e, em seguida, utilizar o secador”, aconselha o professor.

6 – Cuidado ao prender os cabelos

Assim como lavar os fios, prender os cabelos ajuda a diminuir o calor e o suor, mas é importante não exagerar. Isso porque o hábito pode tornar os fios mais fracos e favorecer a queda capilar a longo prazo, o que chamamos de alopecia de tração. 

“Mas, se for preciso prender as madeixas, dê preferência para aqueles prendedores que não exercem tanta tração sobre os fios, como os elásticos revestidos de tecidos. Em contrapartida, evite os grampos e os prendedores de borracha e silicone”, recomenda o médico.

7 – Cuidado com o ar-condicionado

“O grande aliado contra o calor do verão é também um dos maiores vilões para a saúde dos cabelos, pois reduz a umidade do ar, assim favorecendo a desidratação dos fios e o surgimento de frizz”, alerta o Dr. Danilo.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...