Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Cirurgião esclarece 4 mitos sobre a rinoplastia

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Cirurgião esclarece 4 mitos sobre a rinoplastia
Cirurgião esclarece 4 mitos sobre a rinoplastia - Foto: Shutterstock

De acordo com levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) apenas em 2020, mais de 80 mil pessoas realizaram rinoplastias no Brasil. Isso mostra o quanto o procedimento é um dos mais comuns quando se fala em cirurgia plástica.

Apesar disso, a cirurgia ainda é uma das que mais é cercada de mitos. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic, essa realidade prejudica o alinhamento de expectativas e busca por profissionais qualificados para a cirurgia.

“Informações erradas sobre a rinoplastia, e qualquer outra cirurgia plástica, distorcem as expectativas do paciente e prejudicam a busca por profissionais realmente qualificados. Por isso, é sempre importante buscar a orientação de um profissional experiente antes de decidir pelo procedimento, para ter um alinhamento de expectativas e uma experiência segura”, destaca.

4 mitos mais comuns sobre a rinoplastia

Pensando nisso, o especialista esclarece os quatro mitos mais comuns sobre a rinoplastia. Confira:

1– É uma cirurgia de alto risco

“A rinoplastia tem riscos, como toda cirurgia, mas possui baixo índice de complicações. Isso porque ela é realizada sob cuidado profissional e é considerada menos invasiva”, afirma.

2 – Pós-operatório sem desconforto

“Outro mito é que o pós-operatório da rinoplastia é indolor. Embora dê para gerenciar a dor com medicação, descanso e outros cuidados, é comum experimentar desconforto, inchaço e hematomas durante o período de recuperação. Por isso, um especialista deve acompanhar todo o processo de recuperação”, explica o Dr. Bora Kostic.

3 – Nariz “padrão de celebridade”

“Ainda é comum acreditar que pode-se conseguir o nariz de uma celebridade através da rinoplastia. Mas, cada pessoa tem uma estrutura nasal única, e replicar um nariz específico pode não ser possível ou adequado para a anatomia facial. Portanto, é importante pensar tudo anteriormente com um especialista”, ressalta Bora.

4 – Resultados imediatos

“Os resultados da rinoplastia não são imediatos após o fim da cirurgia. Na verdade, o nariz passará por um processo de cicatrização gradual e os resultados finais podem levar meses para se tornarem completamente visíveis”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...