Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Vive com o nariz entupido? Saiba qual pode ser a causa e o que fazer

O nariz entupido pode ocorrer por diferentes razões, e se tornar um problema ainda mais frequente durante o outono

Vive com o nariz entupido? Saiba qual pode ser a causa e o que fazer
Vive com o nariz entupido? Saiba qual pode ser a causa e o que fazer - Foto: Shutterstock

Para quem vive com o nariz entupido, a qualidade de vida está sempre comprometida. E pode ser feito o que for: lavagem nasal, uso de medicamentos e exercícios de respiração. Ainda assim, o desconforto costuma não passar por completo. Entenda abaixo o que pode levar a esse quadro.

Causas para o nariz entupido

De acordo com a médica otorrinolaringologista Dra. Renata Moura Barizon, essa obstrução pode acontecer por vários motivos. Entre os mais comuns estão as inflamações das mucosas nasais, causadas por vírus ou bactérias, e a irritação causada por produtos químicos ou processos alérgicos. Além disso, a anatomia das narinas também pode levar à sensação de bloqueio da passagem de ar.

“Muitas outras causas podem estar relacionadas à sensação de estar constantemente com o nariz entupido, como desvio de septo, malformações e tumores, e formação de carne esponjosa”, enumera a otorrinolaringologista.

Segundo a médica, as alterações anatômicas mais comuns nas crianças são o aumento da adenoide e do corneto, isto é, estruturas de osso, tecido esponjoso e mucosa que ajudam a aquecer e umidificar o fluxo de ar que passa pelo nariz. Quando aumentam de tamanho, os cornetos levam à obstrução nasal.

Já nos adultos, as alterações anatômicas mais frequentes incluem desvio de septo e também o aumento dos cornetos e pólipos nasais. “Um quadro de gripe, resfriado ou sinusite, por exemplo, pode levar ao inchaço desses cornetos por conta de um problema inflamatório e o acúmulo de secreção”, diz a especialista. O resultado é um nariz entupido.

Renata lembra ainda que a rinite alérgica pode causar os mesmos sintomas, também levando à obstrução nasal. Contudo, vale reforçar que, se o nariz está sempre entupido, independente de alguma doença, a causa pode ser uma alteração anatômica do nariz.

O outono aumenta as chances de o nariz entupir, aponta Renata. Isso porque esta é uma época do ano em que começam os processos alérgicos, o que acontece principalmente com quem já tem suscetibilidade a ter alguma alergia.

“[A alergia] provoca um processo inflamatório dos cornetos, deixa eles aumentados de tamanho e também com uma produção maior de secreção, e esse acúmulo de secreção com inchaço dos cornetos deixa o nariz entupido”, explica a médica. 

Prevenção


Conforme Renata, uma forma de prevenir o nariz entupido é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico. Contudo, se o problema persistir, é preciso procurar um especialista para avaliação e iniciar um tratamento adequado.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Entenda como uma dieta bem elaborada pode auxiliar o descanso adequado e a recuperação do seu organismo

Notícias

O método Roma IV é a principal forma de identificar constipação em crianças, mas pesquisadores apontam forma mais eficiente

Saúde Mental

Profissional aponta as cinco feridas emocionais mais comuns e sugere formas de lidar com as consequências na vida adulta

Notícias

Neurocientista revela que beijamos muito mais com o cérebro do que com a boca. Entenda o que acontece durante o beijo