Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Dor no joelho? Saiba qual a causa mais comum

Sentir dor no joelho pode ser algo comum, mas que é ainda mais frequente para quem pratica corrida. Entenda qual pode ser o problema

Dor no joelho? Saiba qual a causa mais comum
Dor no joelho? Saiba qual a causa mais comum - Foto: Shutterstock

Mesmo sem fazer esforço, não é difícil ter dor no joelho. Afinal, ele suporta bastante peso e, assim como qualquer outra articulação do nosso corpo, em algum momento pode incomodar. No entanto, para quem pratica corrida, os riscos de dores são ainda maiores.

Síndrome da Banda Iliotibial — a causa mais comum de dor no joelho

A causa mais comum de dor no joelho na corrida se chama Síndrome da Banda Iliotibial. Ela se caracteriza por uma dor na face lateral do joelho que se inicia com a intensificação dos treinos de corrida e, com o seu avançar, pode aparecer até mesmo ao caminhar mais rápido. Ela pode ser extremamente limitante, prejudicando grandemente a performance esportiva.

Segundo o médico ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Dr. Luiz Felipe Carvalho, o local da dor tem relação com a Banda Iliotibial, que como o próprio nome diz, vai do Ílio (osso da bacia) à Tíbia (osso da perna). 

“Ela é uma estrutura frequentemente tensionada durante a corrida e tem relação direta com o gesto esportivo, força da musculatura glútea, core abdominal e desalinhamentos dos tornozelo e do membro inferior como um todo”, explica.

Ainda conforme o Dr. Felipe, o diagnóstico é clínico e em raros casos a ressonância magnética é necessária. Ela é indicada quando há dúvida diagnóstica ou refratariedade do quadro.

“O tratamento compreende várias esferas e pode envolver interrupção/diminuição dos treinos, fisioterapia, terapia por ondas de choque, alongamentos, massagens, entre outros dispositivos. Um bom programa de tratamento sem dúvida consegue fazer com que o corredor retorne aos seus treinos com qualidade”, afirma Felipe.

“Na dúvida, não arrisque. Mas não arrisque mesmo. Procure sempre seu ortopedista de confiança”, destaca o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto