Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Entenda o que é alopecia por tração, doença de Ariana Grande

Também conhecida como calvície, a alopecia por tração está associada a constantes “puxões” nos fios de cabelo

Entenda o que é alopecia por tração, doença de Ariana Grande
Entenda o que é alopecia por tração, doença de Ariana Grande - Foto: Reprodução Instagram (@arianagrande)

Além da voz potente e dos hits que são ouvidos pelo mundo inteiro, outra característica marcante de Ariana Grande é o seu penteado: um rabo de cavalo justo e bem firme, preso no alto da cabeça. Apesar de ser sua grande marca, essa também pode ser a causa da doença com a qual vive: a alopecia por tração. Viviane Araújo, que também já usou e abusou do rabo de cavalo, também sofre com a condição.

De acordo com o Ministério da Saúde, a alopecia (ou calvície) é a ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos. O problema pode ocorrer de forma local, regional ou total.

A alopecia por tração acontece quando a pessoa faz penteados, como tranças e rabos de cavalo apertados, por exemplo, que forçam a raiz do cabelo. Nestes casos, pode haver dano irreversível quando o folículo é danificado, alerta o médico dermatologista Gustavo Martins.

Ainda segundo Gustavo, com exceção à queda de cabelos de causa hereditária, é possível evitar ou retardar a alopecia. Isso porque basta afastar os fatores de risco e introduzir alguns medicamentos, quando necessário, para reduzir as chances de desenvolver a condição. Porém, há casos em que só o implante de cabelos pode representar uma solução estética para a calvície.

“No caso especificamente da alopecia por tração, é importante que o paciente siga todas as recomendações do médico que o acompanha, que pode envolver medicamentos e também o ‘descanso’ do couro cabeludo”, afirma.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia