Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Fimose infantil: pode puxar a pele no banho? Veja como lidar com a situação

A fimose acomete 97% dos recém-nascidos e costuma desaparecer naturalmente entre os 3 e 5 anos de idade., mas há casos que precisam de cirurgia

Fimose infantil: pode puxar a pele no banho? Veja como lidar com a situação
Fimose infantil: pode puxar a pele no banho? Veja como lidar com a situação - Foto: Shutterstock

Problemas com a saúde íntima naturalmente costumam ser um tanto quanto constrangedores, mas na infância essa questão pode ser ainda maior. Um exemplo disto é a fimose, o que pode gerar vergonha e dor a muitos meninos. 

A fimose é uma condição genética em que a pele que cobre a ponta do pênis é estreita, dificultando ou impossibilitando a exposição da glande. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), ela acomete 97% dos recém-nascidos. 

O médico pediatra e professor do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Dr. Bruno Leandro, explica que a fimose surge naturalmente, devido ao desenvolvimento do prepúcio – isto é, a pele que cobre o pênis.

Quando é preciso retirar a fimose com cirurgia?

Segundo o médico, ela costuma desaparecer naturalmente à medida que a criança cresce. Normalmente, a exposição completa da glande ocorre entre os 3 e 5 anos de idade. No entanto, há casos que precisam de cirurgia. 

“O procedimento para a retirada pode ser necessário quando há problemas de saúde, como infecções recorrentes do trato urinário, dificuldade para urinar ou, no caso dos adultos, dor durante a ereção, por exemplo”, informa o Dr. Bruno.

Além disso, a cirurgia na infância pode ser uma alternativa para situações em que a abertura do prepúcio é muito estreita e não se resolve naturalmente ao longo do tempo. “Se tratando das crianças, o médico especialista avaliará a necessidade com base nos sintomas e no grau da fimose”, complementa o especialista. 

A cirurgia para corrigir a fimose na infância é geralmente realizada sob anestesia geral ou local. O procedimento envolve a remoção cirúrgica do excesso de pele prepucial ou uma incisão para alargar a abertura do prepúcio, dependendo do caso. 

Puxar a pele durante o banho é uma boa ideia? 

Bruno alerta que não é recomendado puxar a pele durante o banho da criança, pois isso pode causar dor, irritação e até lesões. “A higiene adequada deve consistir em limpar delicadamente a região externa do pênis com água e sabão neutro”, sugere. 

Para quem passa pela cirurgia, o especialista ressalta o dever de garantir que a criança mantenha a área limpa e seca. Além disso, é preciso evitar atividades intensas por um período determinado e administrar corretamente os medicamentos prescritos. 

“É importante lembrar que cada caso é único, e é fundamental consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e obter as orientações adequadas sobre a fimose e seus tratamentos”, enfatiza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse