Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Inverno: veja quais alimentos aliviam o desconforto do clima seco

O clima seco é um dos fatores que mais geram desconforto no inverno. Médico aponta opções de alimentos para incluir na dieta

Inverno: veja quais alimentos aliviam o desconforto do clima seco
Inverno: veja quais alimentos aliviam o desconforto do clima seco - Foto: Shutterstock

Além das baixas temperaturas, o clima seco está entre as principais características do inverno. Essa combinação aumenta naturalmente os casos de gripes e resfriados – principalmente no contexto pós-pandemia. 

Nos últimos dias, o país registrou níveis baixos de umidade, o que é um alerta para a saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o organismo humano é que a umidade do ar seja superior a 60%. Para driblar o problema, o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa ensina como minimizar os malefícios desse clima através da alimentação.

De acordo com o especialista, engana-se quem acha que a regra de ingestão de dois litros por dia é a solução para tudo. “A real quantidade de consumo ao dia varia de acordo com alguns padrões individuais. Além disso, não adianta encher a barriga de água junto com as refeições”, alerta o médico.

Isso porque a ingestão de água deve ser feita entre os intervalos e nunca durante para não comprometer a absorção dos nutrientes. O recomendado, conforme o cirurgião do aparelho digestivo, é aumentar ainda o consumo de bons alimentos ricos em água.

Alimentos para consumir no clima seco

Esse é um dos cuidados fundamentais para atravessar o clima e a fase de contágio sem esquecer da dieta e da saúde. “A melancia e o melão, por exemplo, apresentam cerca de 90% de concentração de água, além de serem ricas em vitaminas e minerais, que colaboram para manter a hidratação, inclusive a da pele”, diz. 

Conforme Rodrigo, alguns alimentos ricos em enxofre ajudam a descongestionar as vias respiratórias nesses dias secos do ano, pois evitam o muco provocado pela poluição. “O enxofre, junto com o consumo de água, torna mais fácil a eliminação desse muco nas vias respiratórias”, explica.
Entre os alimentos ricos em enxofre, o médico aponta o gengibre, cebola, alho, batata doce, salsinha e cebolinha.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno