Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Janeiro Branco: relações tóxicas podem afetar corpo e mente

Você é o que você come, mas também um reflexo das relações a sua volta, sejam elas tóxicas ou não

Janeiro Branco: relações tóxicas podem afetar o corpo e mente
Janeiro Branco: relações tóxicas podem afetar o corpo e mente - Foto: Shutterstock

Já sabemos que a rotina e os hábitos influenciam diretamente na nossa saúde física (e mental). A alimentação, a qualidade do sono e a prática ou não de atividade física impactam no nosso corpo e na nossa mente. E, nesse mesmo contexto, estão as relações interpessoais. O Janeiro Branco, aliás, é uma oportunidade para compreender como relações tóxicas podem gerar prejuízos ao organismo.

“Ter uma rotina saudável e manter relações tóxicas pode acabar interferindo no bem estar do corpo e da mente”, explica a naturopata Fernanda Capobianco, autora do método Holi U e certificada como coach e terapeuta de nutrição integrativa pelo Landmark Worldwide e Instituto de Nutrição Integrada, ambos em Nova York  (EUA).

Segundo a especialista, nós nos nutrimos não somente dos alimentos mas também dos nossos relacionamentos. “Assim como os alimentos nutrem as nossas células e o nosso corpo ou intoxicam e inflamam, os relacionamentos de qualidade também nutrem a nossa alma ou ao contrário podem intoxicar energeticamente e gerar até danos de saúde físico ou de saúde mental’’, alerta.

Impacto das relações tóxicas

Ainda segundo a especialista, quando alguém passa a conviver muito tempo com um amigo/a, parceiro ou colega de trabalho abusivo, é possível perceber que traumas ficam no corpo e na mente ao longo dos anos.

“O corpo vai absorvendo as tensões do dia a dia em certos relacionamentos e pode causar problemas de digestão e inclusive problemas de coluna. Já presenciei algumas pessoas com dermatites, dores de barriga e até bruxismo por conta de relacionamentos abusivos’’, revela a profissional.

De acordo com Fernanda, não existe um padrão de comportamento. Afinal, cada pessoa é única e reage de uma forma diferente dentro de uma relação tóxica. “É muito comum que a pessoa seja manipulada e demore para perceber os sinais. E, quando percebe, muitas vezes tem medo de fazer alguma coisa”, diz. 

Apesar disso, não dá para ignorar as consequências que uma relação tóxica pode causar ao corpo e à mente. “Os danos à saúde mental que essas relações causam são muitos: como falta de autocuidado, autoestima, depressão, entre outros”, adverte a terapeuta.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto