Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Beleza

Lente de contato dental realmente desgasta os dentes? Entenda

Cirurgiã dentista explica as diferenças entre os tipos de lente de contato dental e o que pode deixar o sorriso mais natural ou artificial

Lente de contato dental realmente desgasta os dentes? Entenda
Lente de contato dental realmente desgasta os dentes? Entenda - Foto: Shutterstock

Desde que entrou no Big Brother Brasil, o sorriso de Key Alves tem sido alvo de críticas e até mesmo alguns memes. O motivo é a lente de contato que a sister tem nos dentes, levando muitas pessoas a crer que a técnica não promove um sorriso natural. Mas, mais do que isso, internautas apontaram da sister pode estar gasto por debaixo do material.

Segundo a Dra. Gabriela Nicolellis, cirurgiã dentista e diretora da Clínica Gen, o procedimento de fato causa um desgaste dos dentes. O que, inclusive, não tem reversão. “A cada troca de lentes, mais desgastes, mais perda de estrutura dental, prejudicando sim a dentição”, afirma. 

Por isso, ela não indica o procedimento para jovens com dentes saudáveis, mesmo com todo o apelo que vemos em redes sociais. “Os jovens sofrem uma pressão estética para que fiquem com os dentes parecidos com os que eles veem em muitos artistas e influencers, por exemplo”, destaca.

“O bacana das facetas é quando elas devolvem função e estética, sendo imperceptíveis, naturais, seguindo o padrão europeu. As facetas opacas e com muito volume não são adequadas e seguem o padrão americano. Mas o paciente muitas vezes quer as facetas estilo americano por conta da influência da mídia”, adverte a especialista.

Para quem é indicado o uso de lente de contato dental?

Apesar dos danos, algumas pessoas realmente precisam do procedimento, seja por questões funcionais ou também estéticas. Gabriela indica a aplicação de lente de contato dental especialmente nos casos de:

  • Dentes escurecidos;
  • Dentes com má formação como micro dente;
  • Fechamento de diastemas que são aquelas aberturas entre os dentes;
  • Dentes com perdas de estrutura dental como por ex: perda de esmalte por conta de ingestão de alimentos ácidos;
  • Pacientes com alterações de cores por medicamentos;
  • Dentes envelhecidos.

Os diferentes tipos de lente

A cirurgiã dentista afirma que há dois principais tipos de lente de contato dental: as de porcelana e as de resina composta. A diferença básica, segundo ela, é que a de porcelana sofre menos alterações de cor ao longo dos anos. “As lentes de porcelana têm uma aparência mais natural. As de resina também podem parecer mais naturais, mas depende da pessoa que está fazendo, da técnica que está sendo usada, da resina, do profissional, e do polimento”, destaca. 

Se o procedimento for bem feito, é possível até mesmo confundir os materiais, comenta a profissional. “Existem muitas lentes de resina que passam por uma de porcelana desde que ela seja bem executada nas técnicas e no polimento final. Mas claro como as lentes de porcelana são feitas em laboratório, aparentam ser mais naturais pois o dentista molda e manda para o laboratório”, acrescenta.

Além disso, as facetas de porcelanas são mais resistentes, e também  não tendem a manchar tanto como as de resina, que precisam de manutenção mais constantes do cirurgião dentista. “Mas, comparadas com as restaurações de resina compostas, são mais caras porque temos o custo do protético que são os profissionais que as produzem”, afirma.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Médico aponta que a acupuntura pode trazer benefícios para pacientes com artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória e esclerose múltipla

Saúde Mental

Influenciadora recebeu diagnóstico para psicose aguda após desistir do reality show. Entenda as causas e os sintomas do transtorno

Notícias

Assim como escovar os dentes todos os dias, médico otorrino recomenda realizar a lavagem nasal diariamente

Doenças

Com aspectos bastante semelhantes, o lipedema e a celulite são frequentemente confundidos, o que atrapalha o tratamento das condições