Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Nutricionista dá 7 dicas para manter a saúde nessa onda de calor

Algumas mudanças simples na alimentação podem fazer a diferença na saúde e no bem-estar durante esta onda de calor extremo

Nutricionista dá 7 dicas para manter a saúde nessa onda de calor
Nutricionista dá 7 dicas para manter a saúde nessa onda de calor - Foto: Shutterstock

O Brasil está enfrentando uma grave onda de calor, e a previsão é que as temperaturas ultrapassem os 40ºC. Alguns lugares devem até mesmo registrar 45ºC, o que pode causar sérios problemas para a saúde. Isso porque o clima quente pode impactar o organismo de diversas maneiras, desde a desidratação até a perda de apetite. Portanto, é fundamental adaptar os hábitos alimentares e a rotina para assegurar o bem-estar.

Na nossa rotina diária temos diversas responsabilidades, por isso muitas vezes não sobra tempo para praticarmos uma alimentação saudável. Mas acreditem: o simples funciona”, destaca a nutricionista Jussiara Corsini, Coordenadora de Produção de Alimentos da Tasty Salad Shop, franquia de alimentos saudáveis e funcionais. Para nos ajudar nessa missão, ela separou 7 dicas de como conseguir manter uma boa alimentação. Confira:

7 dicas de alimentação para o calor intenso

Faça sua refeição devagar: Alimentar-se rápido demais faz com que comamos mais do que o necessário, além de promover uma sensação de inchaço. Por isso, mastigue bem e saboreie cada sabor da sua refeição.

Mantenha a hidratação: Beba no mínimo 2 litros de líquidos por dia, de preferência água, mas também pode ser água de coco, chá gelado e sucos naturais sem adição de açúcar. Dica de ouro: deixe sempre uma garrafinha de água na bolsa para facilitar o consumo.

Reduza a ingestão de açúcar: Procure saborear os alimentos com o sabor natural, sem adição de açúcar refinado. Mas, caso precise de açúcar para alguma receita, de preferência para açúcar mascavo (que tem alguns nutrientes por não ser refinado) ou adoçante culinário.

Prefira os alimentos integrais: Prefira as opções integrais do arroz, macarrão e pão. Isso porque a farinha integral tem fibras e nutrientes que fazem bem ao nosso organismo.

Consuma frutas todos os dias: As frutas são excelentes alimentos, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais e atuam sempre de forma benéfica em nosso organismo. Consuma, no mínimo, 3 porções por dia e, sempre que possível, varie a escolha das frutas.

Aposte em lanches saudáveis: Quando saímos de casa as tentações começam a aparecer, já que é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado do que algo saudável. Contudo, nos dias mais corridos, opte por levar na bolsa um mix de castanhas, sanduíche integral ou frutas.

Inclua legumes e verduras nas suas refeições: Assim como as frutas, os legumes e as verduras são fontes de vitaminas e minerais e devem ser consumidos diariamente. Faça uma salada bem colorida e coma antes do prato principal, pois as fibras te ajudarão a sentir menos fome e comer menos dos outros alimentos.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde