Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Nutróloga ensina o que fazer depois de exagerar no fim de semana

Médica revela o que o corpo precisa para se recuperar após exagerar nos pratos e bebidas alcoólicas durante o fim de semana

Nutróloga ensina o que fazer depois de exagerar no fim de semana
Nutróloga ensina o que fazer depois de exagerar no fim de semana - Foto: Shutterstock

Durante os fins de semana é comum dar uma escapada da dieta, seja comendo fora ou pedindo um prato por delivery. Esses dias também são uma oportunidade para confraternizar com os amigos e a família, o que pode envolver o consumo de álcool, muitas vezes em excesso. Aliás, momentos como esses são completamente naturais, mas o problema está no exagero.

O que fazer depois de exagerar na comida e bebida

De acordo com a Dra. Amanda Marçal, médica nutróloga, a primeira coisa a se fazer após um excesso alimentar é adotar uma alimentação saudável. Isto é, evitar tudo que é industrializado e processado, além de frituras e alimentos com corantes e conservantes. Além disso, também é importante evitar o excesso de cafeína. 

“Lembre de tomar bastante água, no mínimo 40 ml por quilo, pois precisamos auxiliar o fígado no processo de eliminação de toxinas. Nesse caso, podemos utilizar alguns chás – como dente de leão, cavalinha e chá verde, por exemplo – como também alguns suplementos como o NAC, Silimarina e a Colina”, diz a profissional. 

Já no caso de abuso de álcool, é preciso ter atenção. Isso porque a bebida alcoólica é muito tóxica para o fígado, e elimina algumas vitaminas e minerais do nosso corpo. Sucos artificiais e refrigerantes, por outro lado, contém substâncias que vão intoxicar o corpo, alerta Amanda. 

“Assim como com o exagero alimentar, precisamos dar suporte ao fígado com uma boa hidratação, alimentos saudáveis, chás e suplementos que protegem o órgão. E, no caso do excesso de álcool, vale até uma suplementação extra de vitaminas e minerais”, diz a médica.

Outros hábitos que ajudam a desintoxicar o corpo

Além dessas medidas, outros hábitos podem te ajudar após exagerar no final de semana. A nutróloga faz algumas recomendações:

  • Exercício físico: pois o suor é uma forma de eliminar toxinas e queimar aquelas calorias extras;
  • Jejum intermitente: é uma excelente estratégia para o detox, pois além de reduzir as calorias, o jejum atua sinalizando enzimas hepáticas para desintoxicar o corpo;
  • Respeitar o sono: afinal, é durante o sono que o corpo pausa para fazer os reparos do corpo e a eliminação de toxinas;
  • Alimentação low carb: uma alimentação com baixo carboidrato é importante já que o excesso de álcool e comida se transformam em açúcar no organismo, levando ao ganho de peso.

“A melhor forma de poder usufruir desses momentos sem consequências danosas é o equilíbrio. Isso é, saber comer e beber sem exageros e fazer boas escolhas”, destaca Amanda Marçal.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Especialista explica como as medidas curativas auxiliam na qualidade de vida dos pacientes 

Saúde da Mulher

Especialista explica quais sãos os sintomas e como aliviá-los

Notícias

A glândula tireoide regula todo o nosso organismo, e impacta diretamente no funcionamento dos órgãos. Entenda suas funções no corpo

Notícias

Fatores já conhecidos aceleram o envelhecimento, mas alguns aspectos que passam despercebidos diminuem a longevidade