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Truques essenciais para curtir o Carnaval com saúde e bem-estar

Especialistas dão dicas de como cuidar da saúde, da beleza e do bem-estar durante os dias de folia. Saiba com ter um Carnaval saudável

Truques essenciais para curtir o Carnaval com saúde e bem-estar
Truques essenciais para curtir o Carnaval com saúde e bem-estar - Foto: Shutterstock

O Carnaval enfim chegou! O que não quer dizer que a saúde merece menos atenção nos próximos dias. Afinal, ninguém é de ferro. Para encarar a maratona dos bloquinhos com a temperatura lá em cima, enfrentando exposição solar, cansaço e até alguns inconvenientes como sede e fome, é preciso tomar alguns cuidados com a integridade física e o bem-estar. 

Por isso, falamos com diversos especialistas, que deram dicas do que fazer antes, durante e depois dos dias das festas de Carnaval. Confira:

Descanse bem na véspera do Carnaval

Uma boa noite de sono confere muito mais disposição ao organismo. Por isso, é essencial que você descanse antes da folia. Tome cuidado com a alimentação, evitando comidas mais gordurosas, mas ao mesmo tempo evite dietas restritivas. Isso porque o seu corpo precisa de nutrientes para enfrentar as horas que ficará em pé. 

“Antes de pular Carnaval, preferencialmente não pular nenhuma das grandes refeições, pois isso faz com que a rotina se perca. Um café da manhã reforçado, com frutas, ovos ou iogurte, cereais, aveia etc., vai ajudar a aguentar o dia”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Prepare-se para ficar longas horas em pé

Geralmente, os bloquinhos ocorrem em grandes espaços abertos e percorrem grandes distâncias, o que exige que o visitante passe o dia inteiro pulando. “E como nem todos estão com preparo físico adequado para essa maratona, problemas como cãibras e dores musculares, principalmente nas pernas e nos pés, são comuns nessas situações. Por isso, é importante que você escolha sapatos adequados e confortáveis para encarar o dia e não se esqueça de realizar um bom alongamento antes de sair de casa”, destaca a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. 

Na alimentação, é importante ainda não se esquecer de consumir bons carboidratos, de preferência os integrais, pois seu corpo precisará de muita energia.

Leve apenas o essencial e evite carregar peso

Você provavelmente vai passar longas horas em pé, então é fundamental não andar com muito peso. Afinal, a sobrecarga na coluna e nas articulações pode piorar ainda mais o seu desconforto. “Use carteiras de cintura ou mochilas que distribuam o peso de forma igual pelas costas, evitando assim dores e desconfortos”, afirma Dra. Aline. 

Se couber na mochila, lembre-se também de levar alimentos leves. “O segredo é se programar antes e comprar snacks saudáveis, como barrinhas proteicas, castanhas, frutas frescas ou secas e lanches naturais para levar durante o percurso. Isso garante lanches leves e saudáveis, com o bônus de gastar menos dinheiro”, aconselha a Dra. Marcella.

Hidrate-se e não exagere no álcool nesse Carnaval

Durante o dia, é imprescindível tomar cuidado com a desidratação e consumir bastante água. “Isso porque o calor intenso e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a incidência de câimbras, dores musculares e a retenção de líquidos”, alerta a Dra. Aline.  

O álcool ainda pode ser um fator de risco para dores articulares. “O álcool pode causar o aumento do Ácido Úrico no sangue, condição esta chamada de hiperuricemia, que leva a inflamação das articulações e quando não tratada pode ocasionar lesões da cartilagem articular que evoluem para a artrose”, explica o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). 

Tente levar frutas como maçã, pera e melão para os bloquinhos, pois elas ajudam na hidratação do corpo. E, além disso, tome muito cuidado com o consumo excessivo de álcool. “Além da desidratação, outro fator importante causado pelo álcool é a sobrecarga do rim. O etanol atrapalha a função do hormônio antidiurético, que garante que o corpo não perca muita água, fazendo com que o rim deixe de concentrar a urina, perdendo mais água que o habitual”, explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Proteja-se do sol

É muito comum que as pessoas se esqueçam de proteger a pele contra a radiação solar durante o Carnaval, e acabam focando mais nas maquiagens corporais. Porém, devemos lembrar que a exposição à luz solar durante esses eventos tende a ser prolongada e intensa. “Nós brasileiros acreditamos que ter o corpo bronzeado é bom, mas na verdade o bronzeamento acontece para proteger as nossas células da pele da agressão causada pela radiação solar. Portanto, use protetores com fator de proteção (FPS) no mínimo 30, e procure protetores próprios para o seu tipo de pele”, recomenda a dermatologista Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Essa proteção, inclusive, pode ajudar a longo prazo. A médica dermatologista Dra. Valéria Campos explica que os raios UVA, UVB, luz visível e calor estão associados à degradação do colágeno. O resultado resultando em uma pele mais flácida, com rugas e manchas. “Por isso, é necessário apostar em ativos antioxidantes que reforcem a proteção da pele”, afirma a médica.

Outra maneira de se proteger contra o sol durante o Carnaval é utilizar a moda ao seu favor. Utilize barreiras físicas, como óculos de sol, que devem ter lentes com proteção UVB p. Chapéus e roupas capazes de combater a radiação também ajudam bastante. “É importante também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Cuide da pele assim que chegar em casa

O dia de folia acabou, mas os cuidados com a saúde e o bem-estar não. Ao chegar em casa, é importante que você invista em uma poderosa rotina skincare capaz de remover as sujeiras acumuladas na pele, além do fotoprotetor. Este é o momento de tratar os danos que o tecido pode ter sofrido durante o dia. 

É fundamental, por exemplo, fazer uso de um sabonete facial ou espuma de limpeza com fórmula cremosa e suave. Procure por um produto que seja capaz de remover a oleosidade e sujidade da pele sem agredi-la. Em seguida, a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff recomenda o uso de máscaras faciais hidratantes e calmantes. 

“A hidratação tópica da pele após a exposição solar intensa é muito importante, pois, à medida que tomamos sol, nossa pele tende a desidratar-se, o que prejudica a renovação celular e consequentemente, a textura da pele”, alerta a especialista. Para evitar este problema, escolha máscaras faciais que contenham ativos como aloe vera, que possui propriedades hidratantes e calmantes ao mesmo tempo.

Descanse entre os dias do Carnaval

A festa de Carnaval é a de maior duração do ano do brasileiro. No entanto, isso não significa que você deva curtir sem interrupções. Portanto, permita-se descansar entre os dias de folia, com uma boa noite de sono para que seu corpo possa recuperar energia e suas pernas tenham o descanso adequado.

“O sono é essencial para que haja reparo e regeneração celular. Mas alterações no ciclo circadiano podem afetar a produção de hormônios, comprometer nossa defesa antioxidante natural, afetando a imunidade também da pele”, afirma a Dra. Valéria. 

Segundo a Dra. Aline, como durante esses eventos nós dormimos tarde e permanecemos muitas horas em pé, existe uma tendência à retenção de líquidos e inchaço, principalmente para pessoas com problemas de circulação, obesos, gestantes e portadores de pressão alta. “É importante lembrar que, se o inchaço permanecer por um longo período, a incidência de erisipelas, flebite e até trombose aumenta”, explica a médica. Se possível, marque uma massagem relaxante para um dia após a folia. Assim, você estará preparado para a próxima.

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