Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Uso de anabolizantes pode causar aneurisma? Médico alerta riscos

O fisiculturista alemão Jo Lindner morreu na última sexta-feira (30) vítima de um aneurisma. Neurocirurgião alerta sobre os riscos dos anabolizantes

Uso de anabolizantes pode causar aneurisma? Médico alertas riscos
Uso de anabolizantes pode causar aneurisma? Médico alertas riscos - Foto: Reprodução Instagram (@joesthetics)

O fisiculturista alemão Jo Lindner morreu na última sexta-feira (30) vítima de um aneurisma, segundo a namorada do influenciador. Sua conta do Instagram (@joesthetics), onde compartilhava sua rotina de treinos intensos, tem 9,3 milhões de seguidores. Ele também era um usuário assumido de anabolizantes – ou bomba, como os produtos são popularmente conhecidos.

Lindner chegou a interromper o uso dessas substâncias por um ano para cuidar da saúde, pois descobriu ter doença muscular de Rippling, condição rara que deixa os músculos altamente sensíveis e irritáveis. No entanto, ele voltou a aplicar testosterona.


Em seu último post no Instagram, o fisiculturista comparou seu corpo de quando usava esteroides com seu físico após um ano sem anabolizantes. Ele também disse que voltou a utilizar testosterona – a justificativa é que seu nível hormonal ficou abaixo do normal quando deixou de usar a substância.

“Acredite em mim, tentei parar, mas esteja ciente de que isso [usar anabolizantes] pode ter efeitos de longo prazo em sua vida. Trt (testosterona) é um grande comprometimento, tenha isso em mente”, afirmou Jo na legenda da publicação.

Quais os riscos do uso de anabolizantes?

Então, o uso prolongado de anabolizantes aumenta a incidência de acidente vascular cerebral (AVC), tanto isquêmico quanto hemorrágico, alerta o neurocirurgião Dr. Victor Hugo Espíndola. 

Além disso, aumenta também a incidência de aneurisma cerebral – isto é, dilatação anormal de um vaso sanguíneo, causada pelo enfraquecimento das paredes de uma veia ou artéria, que podem estourar. Se o rompimento ocorrer no cérebro, pode gerar um AVC. “Isso porque, a longo prazo, ele leva a um quadro de hipertensão arterial, que é mais difícil de ser controlada do que hipertensões não relacionadas a essa causa”, explica o médico. 

Durante a atividade física, essa pressão se eleva mais ainda, principalmente nos casos de treinos intensos – com o uso de anabolizantes isso se intensifica. “A frequência cardíaca também tende a ser maior. Por conta disso, há a predisposição para formar um aneurisma cerebral, especialmente se o paciente tem algum histórico que predispõe a essa patologia. Uma vez que ele tem o aneurisma, o pico hipertensivo faz o aneurisma romper, provocando o AVC hemorrágico”, afirma o neurocirurgião.

O fisiculturismo predispõe o aneurisma?

Segundo o Dr. Victor Hugo, o fisiculturismo adequado, sem o uso de anabolizante e com acompanhamento médico, não aumenta a longo prazo o risco de um AVC, e nem mesmo a formação de um aneurisma. “Esse caso [de Jo Lindner] teve ligação com o uso de anabolizante”, analisa o especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno