Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Vácuo abdominal: conheça técnica do yoga usada para emagrecer

Famosas têm usado o vácuo abdominal para alcançar o corpo perfeito. Professor de yoga alerta sobre importância de pensar além da estética

Vácuo abdominal: conheça técnica do yoga usada para emagrecer
Vácuo abdominal: conheça técnica do yoga usada para emagrecer - Foto: Shutterstock

A busca pelo corpo perfeito tem feito famosas como Virgínia Fonseca, Gracyanne Barbosa e Maíra Cardi buscarem novas técnicas para conquistar a tão sonhada barriga trincada. Muitas vezes, essas “novas técnicas”, na verdade, são métodos antigos – ou até mesmo milenares. É o caso do vácuo abdominal, exercício do yoga que proporciona uma série de benefícios. Mas será que o emagrecimento é um deles?

O  que é o vácuo abdominal?

O vácuo abdominal, uma técnica presente no yoga ancestral, envolve o recolhimento do abdômen em direção à coluna vertebral, ativando os músculos profundos do core, como o transverso do abdômen através de um massageamento ativo das vísceras. Originalmente, era uma prática destinada a melhorar a postura, a respiração e a concentração durante as posturas de yoga.

Hoje, o vácuo abdominal continua a ser uma técnica importante no yoga, com benefícios que vão além da escola. Fortalece o core, estabiliza a coluna, melhora a digestão e tonifica os órgãos abdominais. Além disso, ajuda a desenvolver uma consciência corporal mais profunda e pode aliviar dores nas costas.

“Esta é uma técnica que originalmente busca a realização de uma massagem ativa das vísceras através de contrações musculares, o que traz diversos benefícios como o fortalecimento da musculatura do abdômen, melhora das funções digestivas, postura, cólicas e dores na coluna”, explica o professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut.

Vácuo abdominal emagrece?

Ravi alerta que o vácuo abdominal não pode ser usado isoladamente apenas para fins estéticos. “O emagrecimento vem como resultado de uma melhora muito mais profunda na saúde que gera consequências, como a regulação do peso”, afirma.

“Portanto, os benefícios estéticos são apenas uma pequena parte de todos os benefícios que essa técnica, que originalmente é de massageamento abdominal. Por isso, vale a pena conhecer melhor a técnica para além do emagrecimento”, ressalta Ravi Kaiut.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Pacientes que pretendem se submeter a uma cirurgia bariátrica passam por um longo e desafiador caminho de preparação

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente