Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Qual a diferença entre a gripe e o resfriado? Otorrino responde

Com sintomas bastante parecidos, é bastante comum confundir um quadro de gripe com um resfriado – ou até mesmo com a Covid-19

Qual a diferença entre a gripe e o resfriado? Otorrino responde
Qual a diferença entre a gripe e o resfriado? Otorrino responde - Foto: Shutterstock

Quem nunca se viu com o nariz escorrendo, dor de cabeça e um incômodo na garganta e se perguntou: estou com gripe ou resfriado? De fato, as duas doenças costumam ter sintomas bastante parecidos, mas a gravidade e o tratamento para cada caso podem mudar bastante.

O  médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica as principais diferenças entre resfriado e gripe, como identificar e evitar cada uma delas. Confira:

Quando sei que é apenas um resfriado?

Segundo o especialista, os principais sintomas do resfriado são as dores locais na garganta, febre, dor no corpo, nariz congestionado e com secreção que se apresentam desde a cor clara até a mais amarelada. 

“Lembrando que esse quadro pode ser confundido com a Covid-19, que inicialmente veio como quadro pulmonar clássico. No entanto, nos últimos tempos devido às mutações e pelo alto índice de vacinação, já se comporta como um resfriado”, justifica o médico.

Como saber se é gripe?

Já quando a gripe se instala é sinal de que o quadro afetou o pulmão, causando tosse, cansaço para respirar com sensação ofegante e nariz congestionado. 

“Dentre os desdobramentos da gripe, ela pode ser ainda do tipo Influenza A e B, sendo o grupo A o mais agressivo que pode levar a internação e com a necessidade da medicação antiviral nas primeiras 48h para combater a infecção”, orienta Bruno.

O que fazer na presença dos sintomas?

Porém, o otorrinolaringologista destaca que, para saber se trata-se de uma ou de outra doença, somente o exame físico médico que vai identificar o quadro exato. Por isso, a qualquer sinal, é importante não se automedicar e buscar ajuda.

O especialista afirma ainda que a melhor maneira de prevenir qualquer uma das situações tão comuns na época mais fria do ano, é não deixar as vacinas de lado e manter a imunidade em alta. 

“Não existe fórmula mágica para aumentar a imunidade ou para evitar qualquer gripe, resfriado, influenza ou Covid. Portanto, é preciso manter a saúde em dia, se alimentando corretamente, praticando atividade física e dormindo bem”, conclui.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Mesmo disponível há 24 anos no mercado, muitas pessoas ainda resistem ao optar pelo remédio genérico ao invés do medicamento referência

Alimentação

A semente da chia é conhecida como uma importante aliada no processo da perda de peso

Emagrecer

O famoso psyllium é uma fibra solúvel que ajuda na digestão, promove saciedade e pode contribuir para a perda de peso

Emagrecer

Existem diversas estratégias alimentares que conseguem oferecer resultados rápidos e expressivos