Desintoxicação pós-carnaval: 10 alimentos para recuperar o organismo

Descubra quais são os melhores ingredientes para o corpo conseguir realizar uma desintoxicação depois do feriado

Desintoxicação pode favorecer o bem-estar
Desintoxicação pode favorecer o bem-estar - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 02/03/2022 às 14:00
Atualizado às 14:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

A desintoxicação após o carnaval é fundamental para seguir adiante, mesmo depois de alguns exageros durante o feriado. Ainda que, por causa da pandemia de Covid-19, o período de folia não tenha sido tão agitado assim, é normal que muita gente tenha passado um pouquinho dos limites do organismo.

Seja por excesso de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos pouco saudáveis, ou mesmo por permanecer muito tempo na farra, é comum que, a partir dessa Quarta-feira de Cinzas, o corpo comece a sentir o desgaste provocado pelo carnaval. Por isso, a desintoxicação é fundamental nesse momento.

“Alimentos que atuam no processo digestório, no melhor funcionamento hepático, imunológico, com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas são inseridos para combater os radicais livres e fazem com que o organismo volte ao equilíbrio”, conta a nutricionista Camila Cardinelli.

Dessa maneira, a especialista listou os 10 melhores alimentos para consumir após o carnaval e recuperar o corpo. Veja como realizar uma desintoxicação apenas com a dieta:

  1. Limão – “Com propriedades alcalinas e digestórias, o alimento não pode ficar de fora de uma dieta detox", afirma a nutricionista.
  2. Água – “Essencial para a eliminação das toxinas do corpo e hidratação", ressalta Camila.
  3. Alho – "Atua aumentando as defesas do sistema imune", pontua a profissional.
  4. Beterraba – “Ajuda na eliminação de toxinas do organismo, no combate ao excesso de radicais livres e, consequentemente, desempenha ação anticancerígena", esclarece a nutricionista.
  5. Brócolis – "Potente antioxidante, atua diretamente nas enzimas do organismo e facilita a eliminação de toxinas", elucida Camila.
  6. Chá Verde – "Muito rico em antioxidantes. É um alimento efetivo no combate aos radicais livres, além de ser capaz de silenciar diversos tipos de câncer e acelerar o metabolismo", esclarece a profissional.
  7. Couve – De acordo com Camila, ela melhora o funcionamento dos rins, é rica em muitos antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias.
  8. Capim-limão – Segundo a nutricionista, ele tem ação na melhora do funcionamento do fígado, rins e até no trato digestivo. Também facilita a circulação e a digestão.
  9. Gengibre – "Ajuda na função hepática e tem propriedades adstringentes", explica.
  10. Gema de ovo – "Contém colina, vitamina fundamental no processo de desintoxicação", finaliza Camila.

Fonte:SportLife

Leia também