Connect with us

O que você está procurando?

Obesidade

Nutróloga alerta para 4 tipos de doenças que a obesidade pode provocar

No Dia Mundial da Obesidade, entenda os riscos do excesso de gordura corporal

No Dia Mundial da Obesidade, entenda os riscos do excesso de gordura corporal
A obesidade é uma doença crônica - Shutterstock

Hoje, 04 de março, é o Dia Mundial da Obesidade. Uma data simbólica para alertar a população sobre os riscos que a condição pode provocar para a saúde e promover uma maior conscientização diante da importância de adotar hábitos saudáveis durante a vida. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade é considerada uma doença crônica e, portanto, precisa de tratamento.

“As principais causas para esse problema incluem uma alimentação desbalanceada, principalmente rica em açúcar e gorduras. Além do sedentarismo. Ou seja, a falta de prática regular de atividades físicas”, conta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 26,8% dos brasileiros com mais de 20 anos de idade eram obesos em 2019. Enquanto 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso. E, infelizmente, a tendência é que esses números tenham piorado desde o início da pandemia, visto que as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e, consequentemente, adotaram hábitos mais sedentários – que favorecem o acúmulo de gordura corporal.

“Dados – tanto oficiais, quanto observacionais – mostram que as pessoas, ao invés de melhorarem o seu consumo alimentar, passaram a comer muito pior. Nós observamos na nossa clínica, pessoas aumentando grandes quantidades de peso e transformando-se em obesas ao longo da pandemia”, revela a Dra. Garcez.

Doenças que a obesidade pode provocar

Dessa maneira, engana-se quem pensa que a obesidade é apenas um problema estético, ou que dificulta a realização de algumas tarefas do dia a dia. Ao contrário do que esses indivíduos imaginam, a condição pode provocar diversas outras doenças graves.

Por isso, e para alertar as pessoas sobre os riscos que a obesidade pode causar, listamos – com a ajuda da Dra. Garcez – quatro tipos de doenças graves que podem se desenvolver a partir do acúmulo excessivo de gordura corporal. Confira:

1 – Cardiovasculares. “O excesso de gordura favorece o acúmulo de placas de colesterol nas artérias coronárias responsáveis por irrigarem o coração, aumentando a predisposição para condições como hipertensão, infarto, insuficiência cardíaca e tromboembolismo”, alerta a médica.

2 – Renais. “Estar acima do peso também pode sobrecarregar os rins, o que, somado ao aumento da pressão arterial, faz com que o órgão perca progressivamente suas funções, deixando de filtrar o sangue e produzir hormônios. O que causa, consequentemente, a doença renal crônica”, diz a nutróloga.

3 – Hepáticas. “A doença hepática gordurosa não alcóolica é outra doença comumente observada em pessoas obesas, sendo caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado, o que, se não tratado, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, esteatoepatite, além de levar à fibrose e ao desenvolvimento de cirrose hepática”, conta a Dr. Garcez.

4 – Cancerígenas. “Pessoas obesas também possuem maiores chances de desenvolver câncer, já que o acúmulo de gordura estimula a produção de hormônios envolvidos no desenvolvimento de células cancerígenas”, explica.

“Evite consumir ‘junk foods’ e alimentos industrializados e ricos em sal, açúcar e gorduras. No lugar, aposte na ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos, alimentos integrais e carnes magras. Incluir atividades físicas na rotina é outra boa maneira de afastar os diversos problemas de saúde relacionados ao sobrepeso. O ideal é que você pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, de preferência caminhadas, corridas, natação e ciclismo, que estão entre as práticas mais simples e eficientes para o controle do peso”, finaliza a Dra. Garcez.

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

covid

Liberado pela Anvisa no final de janeiro, o autoteste pode ajudar a monitorar novos casos da doença

Fitness

Aprenda a realizar exercícios sem auxílio de pesos e equipamentos. Não preciosa sair de casa para fazer um treino funcional

Alimentação

Publicação do jornal americano New York Post afirmou que tomar chimarrão é tão perigoso quanto fumar 100 cigarros

Saúde Bucal

Ato é diferente de beijar e pode provocar doenças. Entenda o que acontece com quem compartilha escova de dentes

Saúde da Mulher

Emparedada da semana causou polêmica no BBB por causa do uso de calcinhas descartáveis

Hipertensão

Entenda como o problema interfere no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Pressão alta precisa de tratamento

Câncer

Região do couro cabelo costuma ficar extremamente exposta ao sol. Conheça os riscos de desenvolver câncer de pele na cabeça

Doenças

Em entrevista para Pedro Bial, campeã do BBB 21 revelou diagnóstico de possível aneurisma