Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Treino funcional caseiro: circuito de 10 minutos para emagrecer mais rápido

Aprenda a realizar exercícios sem auxílio de pesos e equipamentos. Não preciosa sair de casa para fazer um treino funcional

Aprenda a realizar exercícios sem auxílio de pesos e equipamentos. Não preciosa sair de casa para fazer um treino funcional
Treino funcional pode ser rápido e prático - Shutterstock

O treino funcional é uma sequência de exercícios específicos, que trabalha o corpo inteiro, de forma dinâmica e certeira. Ele pode ser realizado no formato de um circuito, que gera uma boa intensidade e economiza tempo. Afinal, a correria do dia a dia não pode se tornar uma desculpa, não é mesmo

E para facilitar ainda mais a vida de quem pretende adotar hábitos saudáveis, o treino funcional também pode ser feito em casa, sem a ajuda de nenhum tipo de peso ou equipamento. Basta ter força de vontade e criatividade para utilizar o próprio corpo como carga.

Mas, pode deixar que a parte da criatividade fica por nossa conta, já que o treinador Carlos Botelho, coordenador da Bodytech Lago Sul, em Brasília-DF, preparou um treino funcional, rápido e fácil, com seis exercícios para fazer em casa, na areia da praia ou em qualquer outro lugar. Confira:

Treino funcional caseiro

1 – Polichinelo – Exercício utilizado para aquecer antes de iniciar o treino para valer. Essa atividade movimenta membros superiores e inferiores, contribuindo para a queima calórica. Segundo o treinador, também traz benefícios para a saúde, pois trabalha a resistência muscular e cardiovascular.

2 séries 20s de repetição e descanso de 30s

2 – Skipping sem deslocamento – Também conhecido como corrida estacionária, ou parada. Como o próprio nome já diz, esse exercício consiste em uma simulação dos movimentos de corrida sem sair do lugar, fazendo apenas a elevação dos joelhos. Além de proporcionar a queima calórica, também treina a coordenação motora, a postura e a força dos membros inferiores.

2 séries 20s de repetição e descanso de 30s

3 – Abdominal na prancha – Ou apenas prancha. Esse abdominal garante a resistência muscular e o fortalecimento do abdômen. Além disso, segundo Carlos, resulta em outros benefícios como a melhora da postura e o alívio de possíveis dores na coluna, permitindo maior estabilidade e flexibilidade corporal.

2 séries 20s de repetição e descanso de 30s

4 – Flexão de braços no solo – Exercício muito comum e eficaz quando o objetivo é fortalecer os músculos do tronco, braços e até mesmo da região abdominal. Para quem não consegue realizar o exercício da forma tradicional, em posição de prancha com as pernas esticadas, tente apoiar os joelhos no chão e deixar o corpo inclinado em 45 graus. Dessa forma, o movimento se torna mais fácil e continua eficaz.

2 séries de 15 a 20 repetições e descanso de 30s

5 – Agachamento livre – Para o treinador, esse é um dos exercícios mais completos que existem, capaz de acionar diferentes músculos e estimular a hipertrofia e o emagrecimento, ao mesmo tempo. A atividade simula o movimento de sentar. Por isso, a recomendação é deixar os joelhos um pouco afastados um do outro e alinhados. Flexione o quadril para trás e desça, de forma em que, com o movimento, o joelho não ultrapasse as pontas dos pés.

2 séries de 15 a 20 repetições e descanso de 30s

6 – Afundo dinâmico – Para finalizar o circuito funcional, Carlos recomenda o afundo dinâmico. Excelente exercício para definir coxas e glúteo. Este movimento é realizado “parado” e de maneira alternada. Para executar corretamente, é importante dar um passo nem muito curto, nem muito longo. Ao dar esse passo à frente, projete o peso do corpo na perna que avançou, deixando o tronco e as costas sempre eretos durante o exercício.

2 séries de 15 a 20 repetições e descanso de 30s

“Não é necessário ter aparelhos e acessórios para realizar um treino funcional de qualidade, é possível utilizar o peso do próprio corpo para queimar calorias com eficiência. A quantidade de calorias perdidas depois do treino concluído depende muito da intensidade, condicionamento, faixa etária etc.”, finaliza Carlos.

Fonte: SportLife

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Alimentação

Publicação do jornal americano New York Post afirmou que tomar chimarrão é tão perigoso quanto fumar 100 cigarros

Saúde Bucal

Ato é diferente de beijar e pode provocar doenças. Entenda o que acontece com quem compartilha escova de dentes

Saúde da Mulher

Emparedada da semana causou polêmica no BBB por causa do uso de calcinhas descartáveis

Hipertensão

Entenda como o problema interfere no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Pressão alta precisa de tratamento

Câncer

Região do couro cabelo costuma ficar extremamente exposta ao sol. Conheça os riscos de desenvolver câncer de pele na cabeça

Doenças

Em entrevista para Pedro Bial, campeã do BBB 21 revelou diagnóstico de possível aneurisma

covid

Governos do Rio de Janeiro e de São Paulo retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

Medicamentos

Farmacêutica Sanofi Medley vai recolher medicamentos com losartana por causa de possíveis impurezas