Autoteste de Covid-19: qual a eficácia, quanto custa e onde comprar

Liberado pela Anvisa no final de janeiro, o autoteste pode ajudar a monitorar novos casos da doença

Entenda como funciona o autoteste
Entenda como funciona o autoteste - Shutterstock

por Redação SD
Publicado em 09/03/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

Facebook Saúde em DiaPinterest Saúde em Dia

O autoteste de Covid-19, conforme seu nome já deixa evidente, é um exame que o próprio paciente pode fazer em casa, para descobrir se está infectado pelo coronavírus. Uma ferramenta nova, que foi aprovada no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no final de janeiro e começou a ser comercializada na última quinta-feira (03).

Eficácia e real impacto do autoteste

De acordo com o infectologista Dr. Bernardo Almeida, o autoteste de Covid-19 é uma boa notícia para o Brasil, já que o nosso sistema de saúde vive uma nítida dificuldade para identificar todos os casos da doença.

“Estima-se que, para cada caso diagnosticado atualmente, existem de quatro a oito não detectados. Isso inviabiliza qualquer pretensão de se quebrar a cadeia de transmissão. Além disso, já é uma estratégia utilizada em vários países. Demoramos para dar esse passo”, analisa o médico.

Mas, será que o novo método é seguro e eficiente? “Desde que tenham os critérios mínimos estabelecidos de acurácia e qualidade, sim. É importante destacar que a métrica utilizada para uma estratégia de saúde pública deve ser diferente da métrica utilizada para produtos para fins diagnósticos. Isso é importante porque os itens diagnósticos devem prezar muito pela acurácia, enquanto as estratégias em saúde pública devem prezar também pela capilaridade, escalabilidade, custo e capacidade de monitoramento”, explica o infectologista.

A recomendação é que, em caso de suspeita de Covid-19, o autoteste seja realizado entre o primeiro e o sétimo dia, desde o início dos sintomas. Ou, então, cinco dias após ter contato com outra pessoa infectada.

Quanto custa e onde comprar

Os autotestes de Covid-19 aprovados pela Anvisa já estão disponíveis para compra em farmácias. Na última quinta-feira (03), inclusive, as lojas da rede Raia Drogasil começaram a vender o produto em 350 lojas de São Paulo. A comercialização também pode ser feita através dos sites da Drogaria Pacheco e da Drogaria São Paulo, que pertencem ao grupo DPSP.

O autoteste é uma espécie de kit, que vem acompanhado de um cotonete para fazer a coleta da secreção do nariz, fita (onde aparecem os resultados) e reagente, para efetuar a realização do exame. O resultado fica pronto em até 15 minutos. O valor, de acordo com reportagem da Veja, será de R$ 69,90.

Leia também