Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

5 dicas para reprogramar o cérebro e perder peso

Especialista em mudança de mentalidade ensina como “pensar magro” pode ajudar a diminuir os números na balança de maneira saudável

5 dicas para reprogramar o cérebro e perder peso
5 dicas para reprogramar o cérebro e perder peso - Foto: Shutterstock

Muitas pessoas entram na jornada do emagrecimento e não conseguem conquistar o seu objetivo, sem saber ao certo onde fracassaram. Geralmente, o erro está em apostar em dietas milagrosas, que costumam implicar em uma série de restrições alimentares. Em outros casos, porém, o pensamento pode ser o principal obstáculo para perder peso.

Carol Ferrera, empresária e especialista em mudança de mentalidade, já chegou a pesar 147 kg. Ela experimentou diversas abordagens para emagrecer, mas percebeu que precisava priorizar o aspecto emocional. Foi assim que desenvolveu uma metodologia que direciona o cérebro a “pensar magro”.

Redes sociais e a era das comparações

Para Carol, o problema começa com as comparações que fazemos ao ver outros corpos nas redes sociais. Isso começou com as capas de revista, repletas de photoshop, e se intensificou com as mídias sociais. “Hoje esse padrão aparece em nossa timeline. Seguimos blogueiras e influencers que usam e abusam de filtros e retoques, fazendo com que a perfeição pareça normal”, pontua.

Segundo ela, o constante desejo de se comparar com padrões irreais pode levar a uma sensação profunda de insatisfação, abrindo caminho para uma série de problemas de saúde. “Essa busca incessante muitas vezes resulta em sentimentos de incapacidade, baixa autoestima e insegurança, podendo até desencadear transtornos alimentares, ansiedade e quadros de depressão”, alerta. 

Para a empresária, enquanto a preocupação com alimentação e aparência estiverem vinculados exclusivamente ao emagrecimento, beleza ou aceitação, teremos mulheres insatisfeitas consigo mesmas e com a autoestima abalada. “Precisamos, sim, ensiná-las a cuidar do corpo em busca da melhor versão de si mesmas. É fundamental nos curarmos para não perpetuar esse padrão tóxico”, ressalta.

5 dicas para reprogramar o cérebro e perder peso

Se no seu caso a perda de peso se faz mesmo necessária – e pode contribuir com sua saúde – há algumas formas de acelerar o processo. Carol ensina 5 maneiras de “reprogramar o cérebro”. Confira:

1) Abandone a ideia de fazer dieta para emagrecer, faça escolhas saudáveis. Quando pensamos em fazer dieta temos a percepção de que haverá um início, meio e fim. Entenda que para sua mente, fazer dieta é como viajar, começamos sempre empolgadas e motivadas, mas depois de alguns dias já estamos cansadas e loucas para voltar para nossa casa e nossa rotina.

2) Monte uma lista dos motivos pelos quais é importante para você emagrecer, motivação significa motivos de ação. Portanto, se você não tem claro em sua mente seus motivos para agir, você não vai sair do lugar.

3) Esses motivos precisam ser específicos, nossa mente precisa de uma comunicação direta, ninguém quer ser magra, o que a pessoa quer é sentar e a calcinha não dobrar, é vestir aquela roupa que não entra mais, é se olhar no espelho e gostar do que vê.

4) Estabeleça metas, mas elas precisam ser curtas, sua mente não lida bem com meta grande porque isso faz com que ela entenda que vai demorar muito para alcançar, por isso associa metas grandes a sofrimento, metas curtas estimulam mais.

5) Crie uma caixinha da autoconfiança. O objetivo dessa ferramenta é fazer você acreditar que é capaz. Por já ter desistido várias vezes do seu emagrecimento a sua mente muitas vezes tentará fazer você acreditar que não consegue. Por isso, descreva de forma bem específica as situações que conseguiu vencer aquelas tentações que antes pareciam ser impossíveis e deposite nessa caixinha, ao final de cada semana, sente em um lugar reservado e leia cada uma dessas vitórias que você anotou. Dessa forma, sua mente vai começar a registrar esses novos comportamentos.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa