Quando o assunto é comida de verdade, poucos pratos são tão emblemáticos no Brasil quanto o tradicional arroz com feijão. Além de saborosa, essa dupla é fonte de nutrientes essenciais, ajuda no emagrecimento, fortalece a saúde e até contribui na prevenção de doenças. Mas o que muita gente não sabe é que existem vários tipos de feijão — e cada um deles desempenha um papel diferente no organismo.
Com a ajuda da médica nutróloga Marianna Magri, entusiasta da culinária e da alimentação saudável, reunimos sete variedades de feijão e os benefícios que cada uma pode oferecer:
Feijão Preto: nutritivo e versátil
Considerado um dos grãos mais completos, é rico em magnésio, zinco, potássio e ferro, sendo um grande aliado no combate à deficiência desse mineral. Além disso, ajuda no controle do colesterol e da diabetes.
Por ter pouca gordura, é ótimo para dietas de emagrecimento, mas também se encaixa em planos voltados para ganho de massa muscular.
“Dica: para evitar a formação de gases e estufamento, deixar o grão de molho antes do preparo”, recomenda a nutróloga.
Feijão Carioca: o mais popular
O mais consumido do país não fica para trás em nutrientes. Contém ferro, fósforo, cálcio, proteínas e fibras. Essas propriedades fortalecem ossos e dentes, ajudam a prevenir anemia, reduzem riscos de câncer e doenças cardiovasculares e ainda colaboram para o bom funcionamento do sistema digestivo.
Feijão Branco: aliado do emagrecimento
Fonte de cálcio, potássio e vitaminas E e K, tem efeito desintoxicante e é digerido mais lentamente, mantendo a saciedade por mais tempo e equilibrando os níveis de açúcar no sangue. É muito indicado para dietas de perda de peso e ainda auxilia na proteção contra o envelhecimento precoce.
Feijão de Corda: energia de longa duração
Com alto teor de fibras e baixíssimo nível de gordura, é uma grande fonte de ácido fólico, proteínas, vitaminas A, C e K, além de potássio e cálcio. Ajuda no controle da pressão arterial, diabetes e possui baixo índice glicêmico, garantindo saciedade prolongada.
Feijão Vermelho: antioxidante natural
Excelente para manter a imunidade em dia, esse tipo de feijão auxilia no controle dos níveis de açúcar no organismo. Também é rico em potássio, magnésio, proteínas, folato e fibras, além de ter ação antioxidante, combatendo danos causados pelos radicais livres.
Feijão Verde: leve e desintoxicante
Com ácido fólico e vitamina C, esse grão tem propriedades desintoxicantes e traz benefícios que vão da saúde do coração à proteção da pele. Possui ainda vitaminas do complexo B, minerais, além de colaborar para o bom funcionamento do fígado e fortalecimento dos ossos. Por ser menos calórico, também ajuda no controle de peso.
Feijão Fradinho: força para o sistema imunológico
Muito usado em pratos típicos do Nordeste, é rico em ferro e contribui para reduzir o risco de degeneração muscular. Também auxilia o sistema imunológico, é uma boa opção para dietas de emagrecimento e melhora o funcionamento do sistema digestivo.
Independentemente do tipo, o feijão continua sendo um alimento essencial na mesa do brasileiro. Variar o consumo pode ser uma forma inteligente de aproveitar os diferentes benefícios que cada grão oferece.
