Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Alectomia: entenda procedimento que fez mulher perder parte do nariz

O Dr. Thiago Marra explica o que é a alectomia e quais seus principais riscos. Dentista responsável pelo procedimento foi indiciado

Alectomia: entenda procedimento que fez mulher perder parte do nariz
Alectomia: entenda procedimento que fez mulher perder parte do nariz - Foto: Reprodução (Polícia Civil/GO e Facebook 'Elielma Matos Silva')

A esteticista Elielma Carvalho Braga perdeu parte do nariz após passar por um procedimento cirúrgico em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia (GO). O dentista Igor Leonardo Soares Nascimento, responsável pela cirurgia, foi indiciado pela Polícia Civil por exercício ilegal da medicina e lesão corporal gravíssima. O procedimento, chamado alectomia, não pode ser feito por dentistas.

A vítima precisou passar por diversas cirurgias para reconstrução do nariz devido a um processo de necrose, que deixou seu nariz deformado e com muitas cicatrizes. Além disso, alguns procedimentos foram necessários para Elielma recuperar a capacidade de respirar pelas narinas. Em sua defesa, o dentista diz que o problema não foi decorrente da cirurgia, e sim causado por uma síndrome desenvolvida após uso de medicamentos. Ele também afirma que tem dado todo o suporte à paciente após o ocorrido.

Alectomia

A alectomia é a redução da aba do nariz, e é uma das etapas da cirurgia de rinoplastia, explica o Dr. Thiago Marra, cirurgião plástico e professor na área de rinoplastia. “A cirurgia de rinoplastia deve ter mais de vinte etapas, entre deslocamento e retirada de septo. A alectomia é apenas uma delas”, afirma.

Ele destaca que, além de resultados estéticos insatisfatórios, todas as cirurgias plásticas estão sujeitas a infecção e a necrose, que é a desvascularização do tecido. “No caso da rinoplastia, como é uma região contaminada, é comum haver infecção, por mais que se faça antibiótico profilático”, alerta o especialista.

Nos quadros de infecção, o paciente vai apresentar vermelhidão, dor e pus. Já no caso da necrose, a morte do tecido causa uma ferida, que vai gerar uma cicatriz. Um dos primeiros sinais é a alteração da coloração da pele, indica o cirurgião plástico. “Num pós-operatório imediato essa pele fica pálida e branca, depois surge a necrose, que vai formar uma capa preta de cicatriz do tecido morto. E aí vai ter que ser feito todo o tratamento com pomadas, câmara hiperbárica e, eventualmente, um debridamento da região”, explica.

O profissional alerta que não só a alectomia e outros procedimentos de rinoplastia podem causar necrose. Isso porque preenchimentos também podem levar à morte do tecido. “O preenchimento, dependendo se ele foi mal feito, pode embolizar, ou seja, pode obstruir o vaso sanguíneo. E aí este vaso sanguíneo obstruído vai então causar a necrose”, afirma.

Dentista é indiciado

A esteticista vítima da complicação entrou com um processo na Justiça por danos morais e estéticos contra o dentista e prestou queixa contra ele junto ao 1° DP Aparecida de Goiânia. Na sexta-feira (20), o inquérito realizado pela Polícia Civil foi concluído e encaminhado ao Tribunal de Justiça de Goiás. 

A delegada responsável pelo inquérito, Luiza Veneranda, concluiu que o profissional não possui o conhecimento técnico necessário para realizar a alectomia. Ela também apontou que ele assumiu o risco de lesão corporal gravíssima e exerceu ilegalmente a medicina, arte dentária ou farmacêutica, previsto no artigo 282 do Código Penal.

Igor Leonardo Soares Nascimento continua trabalhando enquanto aguarda decisão da Justiça. Em nota, ele afirmou ser cirurgião-dentista há 19 anos, especialista em implantes dentários, ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, estética bucal, e harmonização facial avançada.

Ele também reforçou que a complicação da esteticista não é decorrente da cirurgia. “O problema do caso da Elielma foi uma reação que aconteceu após o procedimento que se chama Síndrome de Nicolau, que é um raro agravamento de vasos sanguíneos após o uso de medicamentos injetáveis.Algo muito raro de acontecer e foi devido ao preenchimento realizado no nariz dela e não pela cirurgia como estão falando”, declarou.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

Dor

Dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada: entenda os problemas que envolvem a dor nos glúteos

Doenças

Um simples formigamento pode indicar um problema mais sério de saúde. Veja quais são os sinais de alerta

Doenças

Nem sempre o Parkinson causará tremores nos pacientes. Na verdade, há sintomas muito mais frequentes. Veja quais