Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Alerta: 5 erros comuns que causam danos à pele

Dermatologista alerta sobre cinco hábitos comuns no dia a dia que acabam prejudicando a saúde e aparência da pele

Alerta: 5 erros que comuns que causam danos à pele
Alerta: 5 erros que comuns que causam danos à pele - Foto: Shutterstock

Ter uma pele saudável é muito importante, tanto para a sua saúde, quanto para a autoestima e qualidade de vida. Afinal, este é o maior órgão do corpo humano, e também o mais exposto a danos. Além disso, na busca pela beleza, muitas pessoas acabam cometendo alguns erros bastante comuns que podem prejudicar a epiderme.

De acordo com a médica pós graduada em dermatologia Dra. Nicolly Machado, é preciso ter cautela com a rotina de skincare. “Muitas pessoas podem ser muito impulsivas nos cuidados com a pele. Se vê alguma receita caseira, testa, se ouve falar de um novo procedimento, testa. É preciso sempre checar a confiabilidade dos tratamentos e não usar sua pele como teste”, alerta.

Erros mais comuns que danificam a pele

A especialista aponta os 5 erros mais cometidos no dia a dia que trazem prejuízos à epiderme. Confira:

1 – Não cuidar da hidratação

“A hidratação é fundamental para manter a firmeza e elasticidade da pele, não apenas utilizar cremes hidratantes externos, mas também beber a quantidade adequada de água diária para mantê-la sempre hidratada”, afirma a Dra. Nicolly Machado.

2 – Não usar protetor solar adequadamente

“O protetor solar é um forte aliado na proteção em relação à ação do sol. Falhar em aplicar protetor solar diariamente ou não reaplicá-lo regularmente pode causar danos devido à exposição solar, aumentando o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce”, adverte.

3 – Dormir com maquiagem

“Deixar a maquiagem durante a noite obstrui os poros e pode levar a acne e outros problemas de pele. Por isso, é importante ter esse cuidado, principalmente para pessoas com pele oleosa”, alerta a dermatologista.

4 – Espremer espinhas

“Esse hábito é muito perigoso para a saúde da sua pele pois manipular espinhas pode causar inflamação, cicatrizes e propagação de bactérias. É melhor deixar as espinhas serem tratadas profissionalmente ou com produtos específicos”, indica Nicolly.

5 – Usar a pele como teste

“Utilizar todas as receitas caseiras que encontrar, mesmo sem qualquer comprovação, todos os novos tratamentos que surgirem, mesmo sem a segurança necessária, produtos de qualidade duvidosa, é um grande perigo para a sua pele. Por isso, sempre use produtos e tratamentos direcionados profissionalmente de forma a cuidar da sua pele e evitar problemas relacionados a isso”, ressalta a médica.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema