Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Blefaroplastia: como é o procedimento que rejuvenesce a face

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que tira o excesso de pele ou gordura das pálpebras. Saiba como é o procedimento e o pós-operatório

Blefaroplastia: como é o procedimento que rejuvenesce a face
Blefaroplastia: como é o procedimento que rejuvenesce a face - Foto: Shutterstock

A região dos olhos é a que mais sofre com a flacidez da pele, que proporciona um aspecto cansado e envelhecido ao rosto. No entanto, a blefaroplastia pode corrigir esse problema. O procedimento é uma cirurgia plástica que retira excesso de pele ou gordura das pálpebras, e as posiciona corretamente. Por isso, essa é a primeira cirurgia indicada para as pessoas que buscam o rejuvenescimento facial. Pacientes de qualquer idade podem fazer a blefaroplastia, contanto que haja real indicação para corrigir o defeito.

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Henrique Lopes Arantes, a blefaroplastia pode melhorar tanto o aspecto estético como funcional. “A cirurgia traz benefícios também para os pacientes que possuem a pele frouxa ou flácida, que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, e  às vezes prejudica a visão. Além disso, o procedimento promove a autoestima e uma aparência mais jovial e vigorosa”, diz o especialista, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A cirurgia de blefaroplastia e o pós-operatório

A blefaroplastia é bastante segura, destaca o profissional. Porém, ela deve ser realizada apenas por especialistas na técnica. Pode ser feito em clínica de forma ambulatorial com anestesia local e sedação ou em hospital, no qual o paciente passa por algumas horas de internação. Todo o procedimento tem duração de 60 minutos.

Os resultados da cirurgia de pálpebras irão aparecer gradualmente à medida que o edema (inchaço), que varia de paciente para paciente, e os hematomas diminuem. No entanto, a aparência final deverá ser vista somente após o sexto mês do procedimento. Já as cicatrizes tendem a ficar escondidas nos sulcos da pele. Mas, para isso, é preciso esperar o período de maturação da cicatriz, que leva três meses, explica o Dr. Henrique.

O cirurgião plástico destaca algumas recomendações para o período pós-operatório – elas devem complementar as indicações do especialista responsável pela blefaroplastia.

  • Coloque compressas de água filtrada ou chá de camomila frios por alguns minutos, várias vezes ao dia; 
  • Use óculos escuros quando se expuser à luz natural; 
  • Evite sol, vento e friagem por 30 dias;
  • Não coçar os olhos; 
  • Evite sol direto na face por 45 dias, desde que não apresente manchas roxas;
  • Use protetor solar (FPS 30 no mínimo), óculos de sol e boné.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno