Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Caldo verde com gengibre: como fazer e 9 benefícios da especiaria

Receita pode te ajudar a emagrecer, fortalecer a imunidade, evitar doenças e muito mais. Conheça os benefícios do gengibre

Caldo verde com gengibre: como fazer e 9 benefícios da especiaria
Caldo verde com gengibre: como fazer e 9 benefícios da especiaria - Foto: Shutterstock

Conforme o outono avança, as temperaturas vão ficando mais baixas. O clima frio é ideal para adicionar sopas e caldos na rotina alimentar, mas também é um momento de ter maior atenção com a saúde. Por isso, pratos como o caldo verde com gengibre são uma boa pedida, uma vez que a especiaria está associada ao fortalecimento do sistema imunológico.

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma das especiarias mais funcionais para o bem-estar e a saúde do organismo humano. Além disso, é um alimento versátil, que combina com diversos pratos e receitas.

E mais: não importa o objetivo, se você deseja emagrecer, se fortalecer, evitar ou combater doenças, por exemplo, o gengibre pode ser um bom aliado. A médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), destaca nove benefícios da especiaria. Confira:

  1. Versátil. O gengibre é uma especiaria milenar, que vai bem em molhos, bebidas, assados, biscoitos, bolos e sobremesas. Portanto, não tem desculpa.
  2. Emagrece. O alimento também pode auxiliar na perda de peso, já que possui propriedades que atuam em uma espécie de “desintoxicação” do corpo, melhorando, dessa maneira, o funcionamento do intestino, do metabolismo e da queima de gordura corporal.
  3. Combate náuseas. Segundo a Dra. Garcez, o gengibre tem a capacidade de evitar situações de enjoo.
  4. É importante para as grávidas. A redução da incidência de náuseas pode favorecer inúmeras pessoas. “Inclusive gestantes e situações de vômitos no pós-operatório, o que pode reduzir a demanda de medicamentos antieméticos”, diz a médica.
  5. Fortalece a imunidade. O gengibre possui atividades antibacterianas e antifúngicas, por isso é capaz de evitar infecções.
  6. Melhora o bem-estar. A especiaria também conta com propriedades anti-inflamatórias.
  7. Alivia incômodos, reduzindo, inclusive, as dores de cólicas menstruais.
  8. Tem ação metabólica. Segundo a nutróloga, o gengibre pode ajudar a controlar o diabetes.
  9. Pode prevenir câncer. “Cientistas da Universidade Federal de São Carlos, recentemente demonstraram que substâncias isoladas do gengibre conseguem inibir o crescimento de tumor primário de mama e evitar metástases para ossos, pulmão e cérebro”, finaliza a Dra. Garcez.

Receita de caldo verde com gengibre

O caldo verde com gengibre é uma excelente opção para aproveitar na prática os benefícios da especiaria, além de ser uma oportunidade de adicionar um prato quente aos dias frios. Confira como fazer no vídeo a seguir:

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse