Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Cansaço nos dias frios? Conheça 6 alimentos para ter mais ânimo

Os dias gelados do inverno contribuem para a sensação de preguiça e cansaço. Alguns alimentos, porém, podem dar mais ânimo mesmo no frio

Cansaço nos dias frios? Conheça 6 alimentos para ter mais ânimo
Cansaço nos dias frios? Conheça 6 alimentos para ter mais ânimo - Foto: Shutterstock

Chega o friozinho, o clima fecha e não dá outra: logo bate aquela preguiça e vontade de passar o dia inteiro na cama. Contudo, por mais flexível que uma rotina seja, ainda é preciso ter uma reserva de disposição e ânimo para cumprir os compromissos do dia a dia.

Nesse sentido, a alimentação pode ser uma aliada. Pensando nisso, a nutricionista Dani Borges selecionou 6 alimentos que dão mais ânimo para encarar as obrigações – mesmo nos dias mais frios do ano. Confira:

1. Chá-verde

O chá-verde é uma ótima opção para fugir do cansaço graças a cafeína, substância que possui ação termogênica e que proporciona mais energia e disposição.

Além disso, a bebida também auxilia na melhora do humor e bem-estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina, o triptofano.

2. Guaraná em pó

Da mesma forma, o guaraná em pó também pode afastar o cansaço. “O pó de guaraná é fonte de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso e que proporciona muita energia e disposição. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição”, conta a especialista.

3. Café

Na sequência, temos o clássico café preto. Ao mesmo tempo que dá energia, a bebida pode ajudar na melhora do humor. “A cafeína, presente no café, é a substância psicoativa que age no sistema nervoso central proporcionando aumento do estado de alerta, redução do sono, maior disposição e energia, sem contar que também pode melhorar o humor”, afirma Dani.

4. Água de coco

Assim como o café, a água de coco também aumenta nossa energia! Além de melhorar a disposição, a bebida é uma ótima fonte de hidratação para aquelas pessoas que não gostam muito de consumir água no dia a dia. 

5. Açaí

O açaí é uma excelente fonte de disposição. Isso porque o alimento é rico em carboidratos e gorduras insaturadas que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol e, de quebra, proporcionam mais energia para o organismo. “É rico em vitaminas C, B1 e B2 e antioxidantes”, pontua a nutricionista. 

6. Chocolate amargo

Por fim, temos o chocolate! A sua versão amarga é uma alta fonte de cafeína e antioxidantes, que protegem o organismo de doenças e otimizam a ação da cafeína no organismo.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

Sem categoria

Diversos fatores podem levar ao surgimento da dermatite seborreica, como a má higienização, uso de alguns produtos e até mesmo o frio

Doenças

As hepatites virais (principalmente B e C) causam cerca de 375 milhões de casos pelo globo, e podem evoluir para formas graves

Beleza

O “banho premium plus” é mais uma tendência de autocuidado que viralizou nas redes sociais. Veja quais são as recomendações de especialistas