Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Cariúcha é afastada da TV para tratar miomas; entenda a condição

Cariúcha precisou se afastar do Fofocalizando, do SBT, para fazer uma retirada de emergência dos miomas. Entenda o caso

Cariúcha é afastada da TV para tratar miomas; entenda a condição
Cariúcha é afastada da TV para tratar miomas; entenda a condição - Foto: Reprodução Instagram (@cariuchaoficial)

A cantora e apresentadora Cariúcha, 39, deve passar alguns dias afastada do programa Fofocalizando, do SBT, para realizar uma cirurgia de emergência. Isso porque a carioca recebeu recentemente o diagnóstico de miomas e precisará realizar o procedimento de retirada para preservar o útero. 

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 80% das mulheres em idade fértil sofrem com miomas no Brasil, o que mostra o quanto o problema é comum.

Segundo o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, quanto mais cedo for identificado o mioma é iniciado o seu tratamento, maiores as chances de preservar o útero.

“Com tratamento precoce, através de procedimentos minimamente invasivos, é possível remover os nódulos de mioma sem grandes danos ao útero, simplificando a restauração do órgão”, diz o médico. 

Adiar o tratamento, no entanto, pode causar piora dos sintomas. É o caso de sangramento intenso levando a anemia e cansaço, dor pélvica e até mesmo necessidade de remoção do útero (histerectomia), pela impossibilidade de recuperá-lo cirurgicamente, explica o médico.

Principais sintomas da presença de miomas

O especialista aponta os principais sinais de alerta que podem indicar a presença de miomas. São eles: 

  • Sangramento menstrual mais intenso;
  • Dor pélvica ou abdominal;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Frequência urinária aumentada;
  • Constipação ou dificuldade para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Sensação de pressão ou desconforto na região pélvica.

Cirurgia robótica é opção para aumentar as chances de manter o útero

Apesar de Cariúcha não ter detalhado o tipo de procedimento que irá realizar para a retirada dos miomas, de acordo com o Dr. Alexandre Silva e Silva, a cirurgia robótica é a opção indicada para quem deseja manter o útero.

“A miomectomia robótica é uma técnica avançada de cirurgia de remoção de miomas, em são realizadas pequenas incisões no abdômen. Através dessas incisões, e utilizando um console, o cirurgião direciona um robô para realizar a cirurgia no útero e nos miomas com mais precisão e segurança ao paciente”, detalha o ginecologista.

Segundo ele, esse tipo de cirurgia cresce bastante no Brasil. “Cada vez mais mulheres têm buscado o procedimento pela sua precisão, segurança e por aumentar as chances de manter o útero”, salienta.

É possível prevenir os miomas?

Segundo o médico, não é possível prevenir totalmente o desenvolvimento de miomas. Isso porque há uma forte relação com a genética e fatores hereditários. Contudo, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco, conforme aponta o Dr. Alexandre Silva e Silva:

  • Manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Adotar uma dieta rica em frutas, vegetais;
  • Evitar o consumo de carne vermelha;
  • Evitar o consumo de bebidas em garrafas plásticas;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína;
  • Gerenciar o estresse;
  • Realizar consultas médicas anualmente.

Além disso, ao receber um diagnóstico de mioma, mesmo que pequeno, é importante procurar por um especialista para não correr o risco de deixar o tempo passar. Afinal, o mioma pode crescer demais e impossibilitar o tratamento conservador, preservando o útero, alerta o ginecologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...