Connect with us

O que você está procurando?

Medicamentos

Wegovy e Ozempic: entenda para que serve cada medicação

Um é destinado à obesidade, e outro à diabetes — mas ambos podem auxiliar na perda de peso. Entenda o que difere entre o Wegovy e o Ozempic

Wegovy e Ozempic: entenda para que serve cada medicação
Wegovy e Ozempic: entenda para que serve cada medicação - Foto: Shutterstock

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um medicamento injetável semanal dedicado exclusivamente ao tratamento da obesidade. Trata-se do Wegovy, cujo princípio ativo é a semaglutida. A substância também está presente no Ozempic, medicamento presente no tratamento da diabetes tipo 2. Apesar disso, ele tem sido usado para a perda de peso nos últimos anos.

A semaglutida é um análogo do hormônio GLP-1, sintetizado no intestino. Ele tem como uma de suas funções reduzir a quantidade de açúcar no sangue após as refeições e sinalizar ao cérebro que o estômago está saciado. O efeito do hormônio produzido pelo nosso corpo dura apenas alguns minutos, enquanto o da semaglutida se prolonga durante a semana, reduzindo a fome do paciente em longo prazo.

Wegovy x Ozempic

O Wegovy recebeu a aprovação da Anvisa, porém ainda não há uma data certa para a sua disponibilização nas farmácias brasileiras. Já o Ozempic está disponível no mercado. É importante destacar que, apesar de possuírem o mesmo princípio ativo, apenas o Wegovy tem aprovação para tratar a obesidade e o sobrepeso no Brasil.

Segundo Gabriella Mendes, endocrinologista do Hospital Anchieta (Taguatinga- DF), parte do grupo Kora Saúde, o uso do Ozempic no tratamento da obesidade ocorre de forma off label. “Este termo significa que não há registro em bula para aquela recomendação, porém o seu uso é respaldado por estudos científicos robustos e confiáveis, sendo essa uma prática frequente na medicina”, afirma a médica. 

De acordo com a endocrinologista, para a eficácia da semaglutida no tratamento da obesidade é necessário uma dosagem de 2,4mg por semana, que está presente no Wegovy. Já o Ozempic está disponível apenas nas doses de 0,25mg, 0,5mg e 1mg. Ou seja, para que ele tenha o mesmo efeito do Wegovy é necessário mais de uma aplicação. “Por isso, a chegada do novo medicamento será importante”, explica Gabriella.

Precauções e contra indicações

O Ozempic é uma medicação segura, porém o paciente deve passar pela avaliação de um médico para verificar se há contraindicações ou alguma precaução específica. “Os estudos comprovam a segurança e a eficácia em uma população específica que possui indicação para o uso do medicamento. Então, ele deve se destinar apenas para aquele perfil de pessoas em que houve estudo”, conta a profissional.

A utilização do medicamento sem acompanhamento médico pode trazer uma série de riscos à saúde. Isso porque muitas vezes alguns cuidados básicos não são levados em consideração. Além disso, o paciente ainda corre o risco de sofrer com efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, constipação intestinal, diarreia, refluxo e gases. Felizmente, é possível minimiza-los com alguns cuidados indicados pelo médico.

Além disso, devido ao caráter crônico da obesidade, pode ocorrer que pacientes que fazem a utilização da semaglutida sem acompanhamento médico e de forma indiscriminada possam apresentar reganho de peso após parar a medicação. “O emagrecimento não pode ser baseado apenas no uso de medicamentos. É necessário que os pacientes mudem o seu estilo de vida realizando uma adequação da alimentação e criando uma rotina de exercícios”, conclui a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto