Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Benefícios da chia: descubra se ela realmente emagrece e mais

A semente milenar é conhecida pelo seu poder de emagrecimento. No entanto, nutróloga revela outros benefícios da chia

Chia: benefícios da semente vão além da perda de peso
Chia: benefícios da semente vão além da perda de peso / Foto: Shutterstock

A chia é uma semente milenar, conhecida especialmente pelo seu poder de emagrecimento. No entanto, suas vantagens vão muito além dos benefícios na dieta. O grão só começou a se popularizar no Brasil por volta de 2014, mas é consumido há milhares de anos por mexicanos e guatemaltecos, principalmente por conta dos ganhos que ele fornece ao organismo.

De acordo com a nutróloga Fernanda Cortez, as sementes de chia são um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes. Os principais são ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco. “Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida como um superalimento”, pontua a especialista.

Benefícios da chia

O superalimento também é um antioxidante, por isso, colabora contra o envelhecimento precoce da pele. Isso porque minimiza o efeito dos radicais livres no organismo, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo. “Os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo enfermidades degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”, revela Fernanda.

A semente também pode ser uma boa aliada no controle da diabetes, pois evita o aumento rápido da glicemia no corpo, controlando a quantidade de açúcar no organismo. No entanto, é imprescindível acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.

A especialista também explica que, de fato, a chia pode contribuir para o emagrecimento. No entanto, somente quando é aliada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos. O que significa que, mesmo sendo um superalimento, a chia não faz milagres.

Além disso, por ser uma ótima fonte de fibras, a chia proporciona a sensação de saciedade. E isso ocorre porque as sementes de chia absorvem a água do organismo e formam um gel, que, por sua vez, se expande e ocupa espaço no nosso sistema digestivo. Isso faz com que a fome retorne mais lentamente, contribuindo para o controle do peso. 

Por conta da formação de gel, a nutróloga destaca que é fundamental se manter hidratado ao consumir as sementes. Por fim, ela recomenda o consumo de uma porção diária de duas colheres de sopa de chia, divididas em pequenas porções ao longo do dia.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Emagrecer

Muitas vezes, o primeiro passo para quem deseja emagrecer é mudar a alimentação. Entretanto, essa tarefa nem sempre é fácil ou barata, especialmente a...

Emagrecer

Não é preciso sofrer para perder peso. Veja como emagrecer de maneira eficiente a partir destes cinco exercícios caseiros