Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Benefícios da chia: descubra se ela realmente emagrece e mais

A semente milenar é conhecida pelo seu poder de emagrecimento. No entanto, nutróloga revela outros benefícios da chia

Chia: benefícios da semente vão além da perda de peso
Chia: benefícios da semente vão além da perda de peso / Foto: Shutterstock

A chia é uma semente milenar, conhecida especialmente pelo seu poder de emagrecimento. No entanto, suas vantagens vão muito além dos benefícios na dieta. O grão só começou a se popularizar no Brasil por volta de 2014, mas é consumido há milhares de anos por mexicanos e guatemaltecos, principalmente por conta dos ganhos que ele fornece ao organismo.

De acordo com a nutróloga Fernanda Cortez, as sementes de chia são um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes. Os principais são ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco. “Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida como um superalimento”, pontua a especialista.

Benefícios da chia

O superalimento também é um antioxidante, por isso, colabora contra o envelhecimento precoce da pele. Isso porque minimiza o efeito dos radicais livres no organismo, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo. “Os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo enfermidades degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”, revela Fernanda.

A semente também pode ser uma boa aliada no controle da diabetes, pois evita o aumento rápido da glicemia no corpo, controlando a quantidade de açúcar no organismo. No entanto, é imprescindível acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.

A especialista também explica que, de fato, a chia pode contribuir para o emagrecimento. No entanto, somente quando é aliada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos. O que significa que, mesmo sendo um superalimento, a chia não faz milagres.

Além disso, por ser uma ótima fonte de fibras, a chia proporciona a sensação de saciedade. E isso ocorre porque as sementes de chia absorvem a água do organismo e formam um gel, que, por sua vez, se expande e ocupa espaço no nosso sistema digestivo. Isso faz com que a fome retorne mais lentamente, contribuindo para o controle do peso. 

Por conta da formação de gel, a nutróloga destaca que é fundamental se manter hidratado ao consumir as sementes. Por fim, ela recomenda o consumo de uma porção diária de duas colheres de sopa de chia, divididas em pequenas porções ao longo do dia.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Extremamente popular no Brasil, a banana é uma fonte rica de benefícios para atletas, especialmente corredores

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Alimentação

Não aposte em dietas milagrosas para emagrecer. Veja como perder peso consumindo frutas saudáveis e com poucas calorias