Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Cirurgião explica diferenças entre rinoplastia estética e funcional

Cirurgião plástico da face aponta as principais indicações para rinoplastia estética e funcional e explica porquê é aconselhável fazer as duas juntas

Cirurgião explica diferenças entre rinoplastia estética e funcional
Cirurgião explica diferenças entre rinoplastia estética e funcional - Foto: Shutterstock

O Brasil é o segundo país que mais realiza intervenções cirúrgicas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre os procedimentos mais procurados, estão a mamoplastia, a lipoaspiração e a rinoplastia – seja ela estética ou funcional.

Ou seja, uma rinoplastia pode ser feita para acentuar a aparência e, assim, a autoestima, ou para melhorar a respiração, aumentando a qualidade de vida. Neste caso, o procedimento tem o nome técnico de septoplastia, explica o Dr. Milton Malheiros, cirurgião plástico da face e membro titular da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia (ORL) e Cirurgia Cérvico Facial.

“A septoplastia ou rinoplastia funcional está indicada quando a pessoa tem alguma obstrução nasal que incomode e esta é causada pelo desvio septal, que é a parede que separa uma cavidade nasal da outra”, diz o médico. Segundo ele, o procedimento pode se associar à cirurgia dos cornetos nasais (turbinectomia ou “carnes esponjosas”).

Já a rinoplastia estética, ou simplesmente rinoplastia, é indicada quando alguma alteração na forma estética ou plástica nasal incomoda a pessoa. “Esta alteração pode ter causa genética ou alguma iatrogenia (cirurgia), além de doenças como tumores ou traumas”, comenta o especialista. 

Rinoplastia estética e funcional em uma mesma cirurgia

Milton salienta que somente a parte plástica tem o nome de rinoplastia e a funcional septoplastia. “Quando a parte estética (rinoplastia) se associa à funcional (septoplastia), o procedimento ganha o nome de rinosseptoplastia”, diz.

O cirurgião explica que realizar os procedimentos juntos é o ideal, pois geralmente retira-se parte da cartilagem do septo para realizarmos a parte plástica, a rinoplastia. 

“Principalmente para fazermos a parte estrutural (rinoplastia estruturada) com essas cartilagens, dando um resultado mais duradouro, para que essa ponta não venha a ceder com o passar do tempo, gerando o chamado nariz adunco, que traz a aparência de um nariz envelhecido”, justifica o médico.

Além disso, Milton explica que, ao realizar a septoplastia e descartar essa parte do septo, em uma rinoplastia estética no futuro, pode não haver cartilagem suficiente. No caso, seria necessário remover cartilagem da costela.

“Então é interessante fazer os dois procedimentos juntos, já que para a cirurgia estética é necessário abordar o septo, na septoplastia. Ademais, os procedimentos juntos aproveitam a mesma anestesia, o mesmo tempo de recuperação e o momento no centro cirúrgico, o que acaba diminuindo os custos das cirurgias”, destaca. 

Cuidados necessários

As contraindicações para realizar a rinoplastia, seja ela estética ou funcional, são principalmente por risco cirúrgico maior, cardiológico ou anestésico. Por isso, o médico indica fazer uma avaliação pré-anestésica para analisarmos esses detalhes.

“É importante observar as orientações do seu médico. Além disso, não se expor ao sol sem proteção, seja sem chapéu ou similar, além do filtro solar”, destaca o cirurgião. Isso porque o processo de cicatrização em contato com os raios UVB e UVA pode causar manchas. Afinal, o sol eleva a temperatura que causa uma vasodilatação e assim aumenta o arroxeado. 

Milton dá alguns conselhos importantes:

  • Evitar o sol, principalmente nos 15 primeiros dias;
  • Fazer drenagem quando há indicação (o que ocorre na maioria das vezes);
  • Evitar alimentos inflamatórios como açúcar, alimentos industrializados, excesso de gordura, mantendo uma alimentação mais saudável possível;
  • Hidratar-se bem;
  • Não usar cotonetes que possam estar contaminados, principalmente os que ficam no banheiro para limpar o nariz;
  • Fazer os retornos indicados pelo seu médico.
Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Pacientes que pretendem se submeter a uma cirurgia bariátrica passam por um longo e desafiador caminho de preparação

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente