Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

Coceira e bolhas nas mãos: conheça os sintomas da disidrose

A disidrose não é contagiosa, mas também não tem tratamento definitivo. Fatores desencadeantes podem variar

Coceira e bolhas nas mãos: conheça os sintomas da disidrose
Coceira e bolhas nas mãos: conheça os sintomas da disidrose - Foto: Shutterstock

A disidrose, também conhecida como eczema disidrótico, é uma condição cutânea que afeta as mãos e os pés, causando bolhas dolorosas e coceiras intensas. A condição não é contagiosa e também não tem solução definitiva.

“A disidrose é uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas nas mãos e nos pés. Essas bolhas são geralmente preenchidas com líquido claro e podem causar coceira intensa, desconforto e, em alguns casos, dor”, explica a médica dermatologista Dra. Juliana Palo.

O vídeo contém mais algumas informações sobre as causas da disidrose; confira:

Causas e tratamento

Conforme a especialista, ainda não se sabe a causa exata do problema. No entanto, fatores como alergias, estresse emocional, exposição a produtos químicos ou condições climáticas podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da disidrose.

O tratamento da disidrose pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas. “Para casos leves, a aplicação de cremes hidratantes e suaves, além de evitar irritantes, pode ajudar a aliviar os sintomas. Para casos mais intensos, podem ser recomendados corticosteróides tópicos ou medicamentos orais para controlar a inflamação”, informa a dermatologista.

É possível prevenir a disidrose?

Ainda que não saibamos sua causa exata, é possível adotar hábitos de prevenção da disidrose, o que envolve evitar fatores desencadeantes, como produtos químicos agressivos, sabonetes fortes e materiais alergênicos. 

Manter as mãos e os pés hidratados e protegidos também é essencial, indica Juliana Além disso, controlar o estresse emocional e adotar hábitos saudáveis pode ajudar a minimizar o risco de recorrência.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

Ortopedista especialista em coluna aponta oito atitudes que podem ajudar a preservar o principal eixo de sustentação do nosso corpo

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas