O Dr. Gabriel Farias, gerente da UTI Pediátrica do Hospital Icaraí e Hospital & Clínica São Gonçalo, alerta para as formas que a dengue pode se manifestar nos mais jovens.
Casos de dengue em crianças e adolescentes
Segundo ele, as crianças apresentam sintomas semelhantes aos adultos. “Dentre os principais podemos observar febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e até presença de hemorragias nos casos mais graves”, alerta.
O médico alerta que a prevenção se dá através de medidas básicas, como não manter água parada em recipientes e fazer o uso de repelentes recomendados. Além disso, a vacinação surge como mais uma aliada no combate à doença.
“O perigo é a doença evoluir para as formas graves com necessidade de internação em UTI, por presença de disfunções da pressão arterial e hemorragias”, diz Gabriel.
O tratamento, por outro lado, envolve repouso, hidratação oral, hidratação venosa e, dependendo do caso, medidas intensivas de suporte em ambiente hospitalar. “É importante buscar auxílio médico, pois a doença pode evoluir de forma rápida, com risco à vida”, destaca.
O profissional lembra ainda que, mesmo com o início da campanha de vacinação, as medidas básicas de precaução contra a dengue ainda são essenciais.
