Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dia do Homem: por que os homens adoecem e morrem mais que as mulheres? Entenda

Dados do IBGE mostram que a expectativa de vida do homem brasileiro é 7 anos menor do que a da mulher. Saiba porquê eles vivem menos

Dia do Homem: por que os homens adoecem e morrem mais que as mulheres? Entenda
Dia do Homem: por que os homens adoecem e morrem mais que as mulheres? Entenda - Foto: Shutterstock

O Dia Nacional do Homem (15/07) surgiu em 1992 como uma brincadeira entre os membros da Ordem Nacional dos Escritores. Mas, com o passar do tempo, se tornou uma oportunidade para incentivar a prevenção da saúde masculina.

Em relação ao público feminino, os homens são quem menos se preocupam com a própria saúde. Por isso, eles adoecem e morrem mais do que as mulheres. Tanto que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mulheres vivem 7 anos a mais do que os homens. Enquanto a expectativa de vida feminina é de 80,5 anos, a masculina é de 73,6 anos.

Dentre as razões elencadas pelo Ministério da Saúde, estão:

  • Medo de descobrir doenças;
  • Não seguir os tratamentos recomendados;
  • Acreditar que nunca irá adoecer;
  • Não procurar os serviços de saúde;
  • Envolvimento com situações de violência;
  • Não se alimentar adequadamente;
  • Maior exposição a acidentes de trânsito e de trabalho;
  • Maior propensão ao sedentarismo;
  • Maior propensão a ISTs (infecções sexualmente transmissíveis);
  • Maior consumo de drogas e álcool.

A prevenção é a melhor amiga do homem

Nesse contexto em que os homens negligenciam a própria saúde, e pagam caro por isso, a prevenção é o melhor caminho. E nada melhor para isso do que manter um acompanhamento médico adequado.

 “Um dos fatores para se manter uma vida saudável é realizar exames preventivos periodicamente, pois, havendo qualquer problema, o diagnóstico precoce conduz a um melhor tratamento”, alerta o Dr. Carlos Bautzer, urologista do núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e médico-assistente da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC.

6 dicas para cuidar da saúde masculina

Para auxiliar na manutenção correta da saúde do homem, o Dr. Carlos elencou seis cuidados fundamentais para a população masculina. Confira:

1 – Faça o autoexame dos testículos

“É possível detectar nódulos ou a presença de varizes testiculares. O autoexame pode ser feito em casa, até mesmo no banho. Caso encontre algo diferente, procure um urologista”, recomenda o médico.

2 – Realize consultas e exames periodicamente, mesmo sem sintomas

“O câncer de próstata segue como o mais comum entre homens e é uma das doenças que mais os matam. Mas, com um check up anual, a condição pode ser tratada de forma menos invasiva. Se detectada desde o início, tem chances de cura em até 95% dos casos”, revela o urologista.

3 – Fuja do tabagismo

“As substâncias presentes no cigarro podem prejudicar os vasos sanguíneos e, como consequência, diminuir a circulação de sangue no pênis, facilitando a ocorrência de disfunção erétil – as chances são 85% maiores, em relação aos que não fumam”, aponta o médico

4 – Tenha um estilo de vida saudável

O especialista recomenda uma dieta equilibrada, com consumo de álcool moderado e a prática de atividade física regular. Além disso, é importante beber bastante água, o que auxilia no funcionamento total do organismo.

5 – Prevenção nas práticas sexuais

Não importa se você está em um longo relacionamento, os cuidados com a saúde sexual devem continuar em dia. Portanto, não deixe de usar camisinha e de fazer os exames preventivos para ISTs, orienta Carlos.

6 – Em caso de impotência sexual, procure ajuda

“Para o tratamento de disfunção erétil, é possível seguir com próteses maleáveis ou com as próteses infláveis, que simulam a função peniana quando acionadas a partir de um mecanismo inserido na bolsa escrotal”, revela urologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação