Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dia do Homem: por que os homens adoecem e morrem mais que as mulheres? Entenda

Dados do IBGE mostram que a expectativa de vida do homem brasileiro é 7 anos menor do que a da mulher. Saiba porquê eles vivem menos

Dia do Homem: por que os homens adoecem e morrem mais que as mulheres? Entenda
Dia do Homem: por que os homens adoecem e morrem mais que as mulheres? Entenda - Foto: Shutterstock

O Dia Nacional do Homem (15/07) surgiu em 1992 como uma brincadeira entre os membros da Ordem Nacional dos Escritores. Mas, com o passar do tempo, se tornou uma oportunidade para incentivar a prevenção da saúde masculina.

Em relação ao público feminino, os homens são quem menos se preocupam com a própria saúde. Por isso, eles adoecem e morrem mais do que as mulheres. Tanto que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mulheres vivem 7 anos a mais do que os homens. Enquanto a expectativa de vida feminina é de 80,5 anos, a masculina é de 73,6 anos.

Dentre as razões elencadas pelo Ministério da Saúde, estão:

  • Medo de descobrir doenças;
  • Não seguir os tratamentos recomendados;
  • Acreditar que nunca irá adoecer;
  • Não procurar os serviços de saúde;
  • Envolvimento com situações de violência;
  • Não se alimentar adequadamente;
  • Maior exposição a acidentes de trânsito e de trabalho;
  • Maior propensão ao sedentarismo;
  • Maior propensão a ISTs (infecções sexualmente transmissíveis);
  • Maior consumo de drogas e álcool.

A prevenção é a melhor amiga do homem

Nesse contexto em que os homens negligenciam a própria saúde, e pagam caro por isso, a prevenção é o melhor caminho. E nada melhor para isso do que manter um acompanhamento médico adequado.

 “Um dos fatores para se manter uma vida saudável é realizar exames preventivos periodicamente, pois, havendo qualquer problema, o diagnóstico precoce conduz a um melhor tratamento”, alerta o Dr. Carlos Bautzer, urologista do núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e médico-assistente da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC.

6 dicas para cuidar da saúde masculina

Para auxiliar na manutenção correta da saúde do homem, o Dr. Carlos elencou seis cuidados fundamentais para a população masculina. Confira:

1 – Faça o autoexame dos testículos

“É possível detectar nódulos ou a presença de varizes testiculares. O autoexame pode ser feito em casa, até mesmo no banho. Caso encontre algo diferente, procure um urologista”, recomenda o médico.

2 – Realize consultas e exames periodicamente, mesmo sem sintomas

“O câncer de próstata segue como o mais comum entre homens e é uma das doenças que mais os matam. Mas, com um check up anual, a condição pode ser tratada de forma menos invasiva. Se detectada desde o início, tem chances de cura em até 95% dos casos”, revela o urologista.

3 – Fuja do tabagismo

“As substâncias presentes no cigarro podem prejudicar os vasos sanguíneos e, como consequência, diminuir a circulação de sangue no pênis, facilitando a ocorrência de disfunção erétil – as chances são 85% maiores, em relação aos que não fumam”, aponta o médico

4 – Tenha um estilo de vida saudável

O especialista recomenda uma dieta equilibrada, com consumo de álcool moderado e a prática de atividade física regular. Além disso, é importante beber bastante água, o que auxilia no funcionamento total do organismo.

5 – Prevenção nas práticas sexuais

Não importa se você está em um longo relacionamento, os cuidados com a saúde sexual devem continuar em dia. Portanto, não deixe de usar camisinha e de fazer os exames preventivos para ISTs, orienta Carlos.

6 – Em caso de impotência sexual, procure ajuda

“Para o tratamento de disfunção erétil, é possível seguir com próteses maleáveis ou com as próteses infláveis, que simulam a função peniana quando acionadas a partir de um mecanismo inserido na bolsa escrotal”, revela urologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto