Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Dia do Veganismo: dieta vegana pode reduzir calor da menopausa

Quase 9 em cada 10 mulheres participantes de estudo norte-americano notaram uma diminuição das ondas de calor características da menopausa

Dia do Veganismo: dieta vegana pode reduzir sintomas da menopausa
Dia do Veganismo: dieta vegana pode reduzir sintomas da menopausa - Foto: Shutterstock

Praticamente toda mulher que passa pela menopausa reclama de um mesmo problema: os efeitos do climatério. As alterações hormonais são as grandes responsáveis pelas ondas de calor, que geram um desconforto quase inevitável – mas isso pode mudar. Um estudo conduzido por um comitê de médicos de Washington mostrou que a adoção de uma dieta vegana poderia diminuir e até mesmo interromper essa manifestação desagradável.

O estudo

A pesquisa analisou 84 mulheres na pós-menopausa e as dividiu aleatoriamente em dois grupos. O grupo de intervenção recebeu uma dieta vegana com baixo teor de gordura, incluindo meia xícara de soja cozida diariamente,. Já o grupo de controle foi instruído a comer normalmente. Para as 42 mulheres que mudaram sua alimentação, quase 9 em cada 10 viram os sintomas da queimação desaparecer. Para cada cinco participantes, três relataram não sentir mais sinais da manifestação.

“Ainda não entendemos completamente por que isso funciona, mas parece que esses três elementos são fundamentais – evitar produtos de origem animal, reduzir a gordura e adicionar uma porção de soja”, afirmou Neal Barnard, professor de Medicina da Universidade George Washington e principal pesquisador do estudo.

Efeitos da soja na menopausa

Tantos os efeitos quanto o tamanho da análise são considerados moderados para apontar qualquer fator como único responsável pela redução do climatério. Mas sabe-se que a soja, por exemplo, contém isoflavonas, que são um tipo de fitoestrogênio, compostos vegetais que possuem estruturas semelhantes ao estrogênio.

Atualmente, a reposição de estrogênio está entre as principais formas de tratar os sintomas da menopausa. No entanto, a utilização de remédios e hormônio feminino podem ser um risco para a saúde das mulheres, pois esses tratamentos influenciam no surgimento de doenças cardiovasculares ou crônicas.

“Esses novos resultados sugerem que uma mudança na dieta deve ser considerada como um tratamento de primeira linha para sintomas vasomotores problemáticos, incluindo suores noturnos e ondas de calor, a fim de evitar riscos crescentes de doenças cardíacas, câncer de mama e problemas de memória”, explicou Bernard.

Outros benefícios da dieta vegana

O Dia Mundial do Veganismo existe para celebrar os benefícios que a dieta vegana traz para a saúde vegana e para o planeta. Além de amenizar os sintomas da menopausa, uma alimentação sem proteína animal oferece outros ganhos para o organismo.

O Dr. Fernando Cerqueira, médico nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), aponta os principais benefícios do veganismo para a saúde:

  • Mais facilidade para chegar e manter o peso ideal; 
  • Melhor controle da pressão arterial; 
  • Facilidade em controlar o colesterol;
  • Diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes.
Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa