Para se comunicar e expressar os mais variados sentimentos, a voz tem uma importância enorme em nosso dia a dia. Aliás, a importância é tamanha que ela tem um dia só para chamar de seu, o 16 de abril. A data é uma oportunidade para promover conscientização sobre os cuidados de preservação da voz.
Além de suas funções já conhecidas e essenciais, ela também pode servir de parâmetro para indicar problemas no organismo. “Muitas pessoas não se dão conta de que as alterações da voz podem ser sinais de doenças, como o câncer de laringe, por exemplo”, alerta o médico otorrinolaringologista Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros.
Segundo ele, os excessos podem atrapalhar e muito a qualidade de vida. Mas, mais do que isso, é importante se manter atento a alguns sinais de alerta. “Qualquer alteração no timbre e na forma de colocar a voz, dor, tosse, pigarro ou rouquidão frequente já são sinais de que algo não está bem e, por isso, é preciso investigar”, afirma.
Cuidados com a voz
O especialista aponta 10 cuidados que devem fazer parte da sua rotina para preservar sua voz. Confira:
- Priorizar a alimentação rica em fibras e proteínas;
- Consumir muita água;
- Não gritar;
- Falar pausadamente;
- Evitar bebidas gasosas;
- Não fumar;
- Evitar o consumo recorrente de substâncias com temperatura muito elevada, como charutos e cigarros eletrônicos, por exemplo;
- Manter o ar-condicionado e as pás dos ventiladores limpas e livre de ácaros;
- Evitar andar descalço;
- Evitar ficar exposto a mudanças bruscas de temperatura.