Connect with us

O que você está procurando?

Dor

É possível corrigir hérnia de disco sem cirurgia? Entenda

A hérnia de disco atinge mais de 5 milhões de brasileiros e é uma das 50 doenças mais incapacitantes por conta das fortes dores que causa

É possível corrigir hérnia de disco sem cirurgia? Entenda
É possível corrigir hérnia de disco sem cirurgia? Entenda - Foto: Shutterstock

A hérnia de disco é um problema grave de saúde que pode causar dores intensas. Por isso, segundo o Jornal Extra, a condição está entre as 50 doenças mais incapacitantes. Dados do IBGE indicam que a patologia atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, número que acende um alerta para os especialistas. 

De acordo com o Dr. André Pêgas, proprietário da Franquia Doutor Hérnia, especializada em tratamentos e prevenção da hérnia de disco, apesar de comum, a condição é grave. Portanto, necessita de tratamento especializado.

“A hérnia ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco da coluna vertebral se projeta através de uma área enfraquecida da camada externa. Isso pode comprimir as raízes nervosas próximas, levando a dor, formigamento ou fraqueza nas áreas afetadas, como costas, pescoço ou extremidades”, explica.

Hérnia de disco tem cura?

Conforme o médico, é possível controlar a hérnia de disco através da reabsorção e cicatrização do disco. Com o tratamento e acompanhamento correto, a recuperação pode ocorrer de forma mais rápida, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente, minimizando os sintomas e impactos da condição, destaca o especialista.

Como é o tratamento?

Ao contrário do que se acredita popularmente, nem sempre a cirurgia é necessária para corrigir a hérnia de disco, aponta o Dr. Laudelino Risso, também proprietário da Franquia Doutor Hérnia. 

“O tratamento é realizado após uma avaliação especializada para encontrar os desajustes músculo esqueléticos primários, pois são eles que normalmente geram a sobrecarga discal. O tratamento visa ajustar esta biomecânica patológica, aplicar as técnicas de descompressão, fortalecer a musculatura, entre muitas outras técnicas que fazem parte de um método exclusivo”, salienta o médico.

Prevenção

A experiência clínica também permitiu desenvolver métodos para prevenir a hérnia de disco, aponta Laudelino. Segundo ele, manter os sistemas ósseo, muscular e postural fino bem equilibrado permite ao organismo um centro de gravidade bem posicionado. Assim, as estruturas se mantêm em harmonia em seu movimento normal.

Isso, por sua vez, previne que os amortecedores (isto é, os discos), sejam sobrecarregados. “Encontrar estas disfunções e tratá-las adequadamente é nossa especialidade, então podemos concluir que é possível tratar a hérnia de disco sem cirurgia”, afirma o Dr. Laudelino Risso.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...

Doenças

Marrone, da dupla com Bruno, foi diagnosticado com estágio avançado de glaucoma em ambos os olhos. Entenda a gravidade

Doenças

O ceratocone está entre as principais motivações para o transplante de córnea – tanto em adultos, como em crianças

Doenças

As baixas temperaturas e outras características da estação diminuem a imunidade e aumentam a circulação de vírus, como da conjuntivite