Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Estresse e ansiedade podem causar doenças bucais; veja quais

Dentista alerta sobre os riscos que distúrbios mentais podem oferecer para a saúde dos dentes. Entenda quais doenças bucais podem se desenvolver

Doenças bucais podem aparecer por causa de distúrbios mentais
Doenças bucais podem aparecer por causa de distúrbios mentais - Shutterstock

Não é novidade que distúrbios mentais e psicológicos podem provocar uma série de prejuízos para o bem-estar e, inclusive, sintomas físicos graves. No entanto, talvez algumas pessoas não saibam, mas, problemas como estresse e ansiedade também possuem a capacidade de causar doenças bucais.

“Nossas emoções dependem de níveis flutuantes de neurotransmissores, que causam a ativação de diferentes partes do cérebro responsáveis por diferentes humores, ou ativam partes do cérebro que desencadeiam a estimulação do sistema nervoso autônomo. Se isto não estiver em equilíbrio há diminuição do fluxo salivar, alteração do paladar e sintomas e sinais bucais poderão ser desencadeados”, afirma Dulce Helena Cabelho Passarelli, cirurgiã-dentista, mestre e especialista em estomatologia e patologista bucal.

Portanto, níveis exagerados de estresse e ansiedade podem sim provocar doenças bucais. Por isso, a especialista separou o que cada um desses distúrbios mentais é capaz de causar em nosso sorriso. Confira:

Ansiedade:

  • Descuido da higiene bucal;
  • Escovação muito rápida;
  • Gengivite;
  • Inflamações;
  • Cáries;
  • Retração gengival.

Estresse:

  • Contração excessiva dos músculos da boca;
  • Ranger de dentes;
  • Disfunção temporomandibular;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de abrir e fechar a boca.

“O diagnóstico preciso das doenças bucais direciona diferentes formas de tratamento e, em alguns casos, há necessidade de complementá-las, incluindo psicoterapia. Entretanto, este só pode ser indicado pelo profissional especializado”, diz a dentista.

Transtornos alimentares

Além do estresse e da ansiedade, os transtornos alimentares provocados por distúrbios mentais também podem provocar o desenvolvimento de doenças bucais. Por isso, é fundamental prestar atenção em nosso comportamento e, inclusive, em como encaramos a nossa alimentação. Caso seja necessário, procurar auxílio psicológico ou psiquiátrico é sempre a melhor alternativa.

“Tanto a bulimia como a compulsão alimentar podem desenvolver doenças bucais. A bulimia em especial, pode provocar vômitos recorrentes que alteram o PH da saliva, causando desgastes dentários conhecidos como erosões. A compulsão alimentar faz com que o paciente aumente a formação de biofilme ou placa bacteriana e, consequentemente, a cárie é instalada com muita facilidade. Em tempos de pandemia, manter a saúde emocional em equilíbrio, previne complicações bucais”, finaliza Dulce.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Bucal

Uma mãe viralizou após usar parafusadeira para arrancar dente de leite da filha. Dentista contraindica o método, e ensina maneira mais adequada

Notícias

O cortisol é essencial para nossa sobrevivência e desempenha um papel fundamental em diversas funções do corpo

Saúde Bucal

A saúde bucal se torna mais delicada durante a gestação, facilitando o surgimento de doenças orais e afetando a saúde da mãe e do...

Saúde Bucal

Dentista alerta para uma negligência padrão do brasileiro em relação à saúde bucal, o que pode levar a uma série de problemas orais