Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Estresse e ansiedade podem causar doenças bucais; veja quais

Dentista alerta sobre os riscos que distúrbios mentais podem oferecer para a saúde dos dentes. Entenda quais doenças bucais podem se desenvolver

Doenças bucais podem aparecer por causa de distúrbios mentais
Doenças bucais podem aparecer por causa de distúrbios mentais - Shutterstock
[PAGE TITLE]

Não é novidade que distúrbios mentais e psicológicos podem provocar uma série de prejuízos para o bem-estar e, inclusive, sintomas físicos graves. No entanto, talvez algumas pessoas não saibam, mas, problemas como estresse e ansiedade também possuem a capacidade de causar doenças bucais.

“Nossas emoções dependem de níveis flutuantes de neurotransmissores, que causam a ativação de diferentes partes do cérebro responsáveis por diferentes humores, ou ativam partes do cérebro que desencadeiam a estimulação do sistema nervoso autônomo. Se isto não estiver em equilíbrio há diminuição do fluxo salivar, alteração do paladar e sintomas e sinais bucais poderão ser desencadeados”, afirma Dulce Helena Cabelho Passarelli, cirurgiã-dentista, mestre e especialista em estomatologia e patologista bucal.

Portanto, níveis exagerados de estresse e ansiedade podem sim provocar doenças bucais. Por isso, a especialista separou o que cada um desses distúrbios mentais é capaz de causar em nosso sorriso. Confira:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ansiedade:

  • Descuido da higiene bucal;
  • Escovação muito rápida;
  • Gengivite;
  • Inflamações;
  • Cáries;
  • Retração gengival.

Estresse:

  • Contração excessiva dos músculos da boca;
  • Ranger de dentes;
  • Disfunção temporomandibular;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de abrir e fechar a boca.

“O diagnóstico preciso das doenças bucais direciona diferentes formas de tratamento e, em alguns casos, há necessidade de complementá-las, incluindo psicoterapia. Entretanto, este só pode ser indicado pelo profissional especializado”, diz a dentista.

Transtornos alimentares

Além do estresse e da ansiedade, os transtornos alimentares provocados por distúrbios mentais também podem provocar o desenvolvimento de doenças bucais. Por isso, é fundamental prestar atenção em nosso comportamento e, inclusive, em como encaramos a nossa alimentação. Caso seja necessário, procurar auxílio psicológico ou psiquiátrico é sempre a melhor alternativa.

“Tanto a bulimia como a compulsão alimentar podem desenvolver doenças bucais. A bulimia em especial, pode provocar vômitos recorrentes que alteram o PH da saliva, causando desgastes dentários conhecidos como erosões. A compulsão alimentar faz com que o paciente aumente a formação de biofilme ou placa bacteriana e, consequentemente, a cárie é instalada com muita facilidade. Em tempos de pandemia, manter a saúde emocional em equilíbrio, previne complicações bucais”, finaliza Dulce.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O filho de Abilio Diniz sofreu um infarto fulminante. O empresário praticava exercícios regularmente, mas sofria de hipertrofia do miocárdio

Alimentação

No Dia Internacional da Cerveja, nutricionista explica como manter o equilíbrio

Alimentação

Nutricionista explica como a alimentação balanceada age no organismo ao longo de 28 dias. Mudanças no corpo são perceptíveis após 7 dias

Câncer

Médica oncologista esclarece as principais dúvidas e sintomas do câncer de mama, subtipo que mais atinge as mulheres brasileiras