Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Lexa teve amnésia dissociativa após saída de Guimê; o que é isso?

Cantora teve espécie de “apagão” na memória ao ver Guimê ser expulso do BBB 23. Saiba o que é a amnésia dissociativa

Lexa teve amnésia dissociativa após saída de Guimê; o que é isso?
Lexa teve amnésia dissociativa após saída de Guimê; o que é isso? - Foto: Reprodução Instagram (@lexa)

De acordo com laudo médico, a cantora Lexa sofreu uma crise de amnésia dissociativa na quinta-feira, 16, quando MC Guimê foi expulso do BBB 23. Em nota oficial, ela contou como se sentiu sobre a expulsão do marido do reality show.

“Sempre mantive meu relacionamento fora dos holofotes e tudo que vinha de mim era carinho, amor e cumplicidade. Por isso, naquele dia, minha mente entrou em blackout e tive uma crise de amnésia dissociativa (de acordo com o meus médicos) e só consegui lembrar algumas coisas agora”, diz trecho da nota.

O que é amnésia dissociativa?

A amnésia dissociativa é um tipo de transtorno psicológico que ocorre devido a algum estresse ou trauma intenso. O quadro não permite que a pessoa se recorde de informações pessoais importantes, explica a psicanalista Dra. Andréa Ladislau. 

Na grande maioria dos casos, o indivíduo  têm uma ou mais falhas de memória, que podem durar de alguns minutos ou horas. Já em situações mais graves, a duração pode levar a vida inteira. 

“Ou seja, a pessoa sofre o estresse, seja ele qual for, e a mente faz com que o evento seja esquecido por completo ou em pedaços, dissociando a parte abusada/ abalada ou em desequilíbrio, da sua consciência. É, portanto, muito diferente de um esquecimento comum, pois reflete uma defesa psicológica”, afirma a especialista.

Os efeitos se parecenm muito com uma confusão mental e angustiante. A pessoa se sente confusa e pode revelar episódios de flashbacks do evento traumático ocorrido, mas não consegue lembrar do trauma, pelo menos no primeiro momento, com riqueza de detalhes. 

Apagão

De acordo com a psicanalista, a amnésia dissociativa também pode ser classificada como um tipo de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT). Essa condição psicológica caracteriza-se por uma espécie de apagão. “É como se a mente ou o inconsciente humano, na tentativa de proteger ou preservar o indivíduo, gerasse o apagão, camuflando ou eliminando informações importantes, relativas ao estresse sofrido”, detalha Andréa. 

A dinâmica se dá quando, ao se ver em uma situação de dor, a pessoa passa a experimentar múltiplas sensações e emoções ao mesmo tempo, como: angústia, medo, raiva, tristeza, ódio, pânico, insegurança, entre outros. E é essa incapacidade de gerir emocionalmente esses sintomas que provoca o “apagão”, aponta a profissional.

É possível recuperar uma memória perdida?

O tratamento para recuperar a memória passa pela psicoterapia e, em casos mais severos e prolongados, requer também o auxílio de medicamentos. “O objetivo é trazer à mente o episódio, apoiado e amparado por neutralizadores emocionais que possam amenizar o impacto negativo e ressignificar o significante gerador do desconforto sofrido pós estresse traumático”, diz Andréa.

Segundo a psicanalista, o mais importante é trabalhar o limite e a conscientização do indivíduo para que ele compreenda que nem tudo é possível controlar ou evitar, principalmente o que está externo a nós e o que se refere ao comportamento e atitudes do outro. 

“Enfim, a cantora Lexa, sem dúvida alguma, experimentou sensações de desequilíbrio e dor, devido a toda exposição midiática, todos os julgamentos, toda cobrança para que se posicionasse em defesa ou contra as atitudes do marido. Esses são fatos desgastantes que levaram a uma fuga inconsciente da realidade, mesmo que momentânea”, destaca. 

A profissional aponta que esse tipo de transtorno é bastante frequente, mais até do que possamos imaginar. “O mais importante é buscar ajuda para que, após a recuperação das lembranças, seja possível a incorporação do estado consciente sem sequelas emocionais intensas”, conclui.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno