Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Longevidade: 5 coisas que estão te envelhecendo e você não sabia

Fatores já conhecidos aceleram o envelhecimento, mas alguns aspectos que passam despercebidos diminuem a longevidade

Longevidade: 5 coisas que estão te envelhecendo e você não sabia
Longevidade: 5 coisas que estão te envelhecendo e você não sabia - Foto: Shutterstock

Qual o segredo da longevidade? Aliás, será que existe um segredo para entardecer o envelhecimento? Para a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento Dra. Elodia Avila, existem diversos fatores que podem afetar a nossa longevidade saudável – e, quanto melhor conhecermos eles, mais controle podemos ter sobre esse processo.

Quando pensamos no que afeta nossa longevidade, é comum vir à mente coisas como o sol, tabagismo, genética etc. Porém, além dos fatores mais conhecidos, existem diversos outros aspectos que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem influenciar fortemente no ritmo do envelhecimento.

De acordo com Elodia, são os fatores “invisíveis” os mais perigosos para a longevidade saudável. “Os fatores mais famosos geralmente são os que têm mais atenção e, portanto, as pessoas costumam ter mais cuidado com eles. Mas os fatores que não são tão conhecidos te envelhecem sem você perceber – e,  por isso, a informação é a chave”, destaca.

5 coisas que você não fazia ideia que afetam a sua longevidade

Pensando nisso, a especialista listou 5 coisas que aceleram nosso envelhecimento sem notarmos. Confira:

1 – Luz eletrônica: “Já existem estudos que indicam uma ação negativa da chamada luz azul na sua pele, isso, conforme os estudos forem sendo aprofundados, pode configurar um grande perigo pois as telas são parte do nosso dia a dia. Por isso, ter esse alerta ajuda a manter uma moderação no uso de aparelhos eletrônicos sempre que possível”, conta a Dra. Elodia Avila.

2 – Estresse: “O estresse é um dos principais males da atualidade, e nossa sociedade possui inúmeros fatores que estimulam o estresse a um ponto excessivo. Esse excesso gera a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que são bastante perigosos para a saúde da nossa pele”, diz a médica.

3 – Banho com água muito quente: “Isso não significa que você deve banhar com água fria, mas quando banhar com água excessivamente quente com frequência afeta a barreira cutânea da pele, o que estimula a desidratação, um grande inimigo da pele, mas além disso, os impactos na barreira cutânea pode afetar também, por exemplo, a proteção a doenças e até o pH da pele”, alerta.

4 – Tristeza: “Nada melhor que ser feliz. A  felicidade ajuda com o bem-estar, disposição, equilíbrio emocional, mental e físico. Por isso, estar triste prejudica a sua saúde como um todo, o que afeta a sua longevidade”, diz.

5 – Insônia: “A insônia tem se tornado cada vez mais comum e isso é um grande problema pois um sono de qualidade é importante para a pele. O famoso ‘sono da beleza’ não é um mito, dormir bem ajuda na manutenção dos tecidos cutâneos, da hidratação e até mesmo regula a produção de colágeno”, explica Elodia.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Bucal

Especialista dá dicas para enfrentar essa fobia

Câncer

O doença pode englobar o aparecimento de tumores em órgãos ao longo de todo o sistema digestório

Doenças

A doença pode deixar graves sequelas e até mesmo levar ao óbito

Alimentação

Além de versátil, o gengibre é uma raiz rica em nutrientes, o que confere diversos benefícios ao organismo