Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Mais hidratação e viço: veja como cuidar da pele no inverno

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Mais hidratação e viço: veja como cuidar da pele no inverno
Mais hidratação e viço: veja como cuidar da pele no inverno - Foto: Shutterstock

Quem deseja uma pele saudável e com viço deve manter uma rotina de cuidados durante o ano inteiro, adaptando de acordo com a estação. No inverno, por exemplo, é preciso redobrar a atenção. Isso porque o clima frio e seco causa uma série de danos ao tecido cutâneo, deixando-o mais ressecado, áspero e sensível, devido à desidratação.

“A secura do clima pode trazer a sensação de repuxamento e descamação, sendo visível a perda do viço natural da pele, o que significa que a barreira cutânea, que protege de todos os agentes externos, está comprometida e mais vulnerável”, alerta Paula Colpas, dermatologista e consultora de TheraSkin.

Nesse sentido, vale destacar que uma pele mais sensível está predisposta a sofrer possíveis complicações. “O ressecamento pode evoluir para coceira e irritações. Além disso, a pele fica mais suscetível à entrada de bactérias e fungos, podendo causar infecções cutâneas”, explica.

Além da desidratação, maus hábitos comuns à estação, como tomar banhos muito quentes, podem afetar a barreira cutânea. “A água muito quente remove a oleosidade natural da pele, diminuindo a barreira lipídica que mantém a umidade, causando ressecamentos e vermelhidão. É recomendado tomar banhos mais mornos e curtos, e trocar o sabonete em barra pelo líquido”, destaca Paula.

Como proteger a pele nos dias frios 

Para evitar que haja desidratação e suas complicações, é necessário ter bons hábitos na rotina. “Beber bastante água durante o dia é fundamental para o funcionamento do organismo em geral, e, no caso da pele, é essencial para sua renovação celular”, conta a dermatologista.

Além disso, o uso de cremes e loções hidratantes também é fundamental para manter a hidratação. “Passar hidratante todos os dias, especialmente durante o inverno, fortalece a pele contra ressecamentos e retém sua umidade natural”, afirma a médica, que recomenda passar o creme ou loção logo após o banho, pois o vapor ajuda na penetração do hidratante.

Guia de skincare no inverno

A esteticista Ana Paula Bispo detalha como deve ser o cuidado com a pele na rotina para mantê-la saudável e viçosa durante os dias frios. Confira:

1 – Cuidados para o dia

  • Limpeza com espuma ou gel facial;
  • Água micelar;
  • Sérum para tratamento;
  • Hidratação facial e labial (os lábios também precisam de cuidados especiais);
  • Filtro solar com fator de, no mínimo, 30 FPS.

Segundo a profissional, somente depois de toda essa rotina de skincare é que a maquiagem deve ser aplicada. 

2 – Cuidados para a noite

  • Limpeza com espuma ou gel facial;
  • Demaquilante;
  • Tônico facial;
  • Sérum noturno ;
  • Hidratação facial e labial.

“Jamais durma com maquiagem. O acúmulo de produtos na pele é prejudicial e pode causar alergias e sujidades, que desenvolvem cravos e, consequentemente, acne”, alerta a esteticista. 

3 – Filtro solar

Independentemente da estação do ano, o filtro solar é essencial na proteção da pele. É comum as pessoas deixarem de usar esse produto durante o outono e inverno, mas nesses dias “sem sol” os raios UVA e UVB são prejudiciais à pele. Portanto, para evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas na pele o uso do filtro solar é indispensável, destaca Ana Paula. 

4 – Pele do corpo

É comum focar e se preocupar apenas com a pele do rosto, mas cuidar da pele do corpo também é importante. Afinal, toda a pele do corpo sofre com ressecamentos nesse período. 

5 – Evite banhos quentes

“Sabemos quão gostoso é tomar um banho quentinho. Embora seja benéfico para a abertura dos poros e limpeza da pele, quando praticado em excesso pode ressecar a pele e causar coceiras, descamação e alergias”, salienta a esteticista. 

Produtos que não podem faltar em casa

Ana Paula destacou ainda quais produtos de skincare não podem faltar em casa ou na necessaire. Confira:

Para o rosto:

  • Água micelar;
  • Sabonete líquido (de acordo com o tipo de pele), ou um gel de limpeza facial em casos de peles muito oleosas;
  • Hidratante facial;
  • Sérum;
  • Filtro solar;
  • Esfoliante facial.

Para o corpo:

  • Esfoliante corporal;
  • Hidratante corporal;
  • Óleo vegetal;
  • Filtro solar. 

O maior desafio da nossa pele durante os dias frios é se manter hidratada e saudável. No entanto, a esteticista lembra que uma pele hidratada e nutrida adequadamente adere melhor aos produtos cosméticos e maquiagem, proporcionando um resultado muito mais satisfatório.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

Sem categoria

Diversos fatores podem levar ao surgimento da dermatite seborreica, como a má higienização, uso de alguns produtos e até mesmo o frio

Doenças

As hepatites virais (principalmente B e C) causam cerca de 375 milhões de casos pelo globo, e podem evoluir para formas graves

Beleza

O “banho premium plus” é mais uma tendência de autocuidado que viralizou nas redes sociais. Veja quais são as recomendações de especialistas