Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde Mental

Mais saudável e feliz: 8 hábitos que vão transformar sua vida

Especialista em desenvolvimento humano e pessoal compartilha oito segredos capazes de mudar completamente seus hábitos e rotina

Mais saudável e feliz: 8 hábitos que vão transformar sua vida
Mais saudável e feliz: 8 hábitos que vão transformar sua vida - Foto: Shutterstock

O mês de janeiro carrega o espírito de recomeço e novidades por representar a finalização de um ciclo e o início de outro. No entanto, traçar metas e objetivos pode não ser tão eficiente por se tratar de algo grande. Assim, o ideal é estabelecer novos hábitos. 

A especialista em desenvolvimento humano e pessoal Gisele Hedler explica que compreender e aproveitar o poder do hábito permite-nos criar mudanças positivas em nossas vidas. Isso porque essa é uma ferramenta poderosa para alcançar nossos objetivos a longo prazo.

“O nosso cérebro ama rotinas, e os hábitos são rotinas automáticas que ajudam a nossa mente a não gastar energia que desenvolvemos ao longo do tempo, muitas vezes sem perceber. Essas ações repetitivas têm um impacto profundo em nossas vidas, moldando nossa produtividade, saúde, sucesso e felicidade.”, explica Gisele.

A profissional compartilha oito pequenos hábitos fáceis de adotar para uma vida mais saudável e feliz. Confira.

1– Comece o dia agradecendo e se planejando  

Assim que acordar, respire profundamente 5 vezes e agradeça por mais um dia de vida. Isso porque a prática diária da gratidão, reconhecendo as coisas boas da vida, nos ajuda a manter uma perspectiva positiva, segundo a especialista. Em seguida, antes mesmo de sair da cama, caminhe mentalmente pelo seu dia e visualize os resultados que você espera de cada coisa, recomenda Gisele.

2 – Se exponha a luz do sol e se alongue

Ao levantar, se exponha à luz solar e faça alongamentos, evitando ao máximo o uso de telas. Hedler explica que a luminosidade do sol ajuda o organismo a regular o seu horário biológico e os alongamentos, por sua vez, auxiliam estimulando o cérebro a produzir alguns hormônios responsáveis pelo bem-estar. 

“Se você não tiver acesso a área externa, abra a janela e olhe para o céu. Esse hábito ajudará você a ter mais energia, pois a rotina em contato com a claridade vai descarregar cortisol que você precisa para começar o dia”, comenta.

3 – Beba bastante água em jejum

Antes mesmo do café da manhã, faça a ingestão de pelo menos 400ml de água. “Pense que, durante o sono, seu organismo não parou de funcionar e você ficou longas horas sem tomar água. Além disso, a água em jejum auxilia na limpeza do trato gastrointestinal, eliminando toxinas acumuladas ao longo da noite, além de aumentar o metabolismo e contribuindo para a perda de peso”, explica.

4 – Abrace seus familiares

Abrace com mais frequência e mais intensidade as pessoas que moram com você, seja o companheiro, os filhos e até mesmo os pets. Esse hábito demonstra apreço, cultiva a paciência e estimula a liberação de dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, respectivamente.

5 – Se desconecte digitalmente por um momento

Reserve momentos do dia para desconectar-se digitalmente, seja desligando o celular, silenciando as notificações ou até mesmo colocando no modo avião. Isso pode promover um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline, destaca a especialista.

6 – Aumente a ingestão de frutas, saladas e oleaginosas

“Distribua porções de frutas, oleaginosas cruas e salada para comer ao longo do dia. Esses alimentos são ricos em fibras e gorduras boas, que vão ajudar na regulação do intestino e até mesmo do humor”, explica Gisele.

7 – Leia pelo menos 5 páginas de um livro por dia

Cultive o hábito da leitura diária, seja de livros, artigos ou notícias relevantes. Isso expandirá seu conhecimento e perspectivas, além de ser um exercício para o cérebro.

8 – Pratique a auto-reflexão

Tenha o hábito de, ao final do dia, reservar um tempo para refletir sobre suas ações, metas e valores. “Liste tudo aquilo que você acha que não foi tão bom e como poderia melhorar e a coisa mais legal que te aconteceu. Isso ajuda a manter-se alinhado com seus objetivos e propósitos de vida”, ensina a profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia