Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Matcha: 8 benefícios do chá e como tomar corretamente

Entenda o que é, como fazer e o que a bebida pode oferecer de positivo para o organismo

Matcha benefícios
Matcha benefícios - Foto: Shutterstock

Os benefícios do matcha são inúmeros. Afinal, a folha de chá verde moída possui substâncias termogênicas e antioxidantes, que contribuem diretamente para o bem-estar. Atuando tanto no emagrecimento, quanto na prevenção de doenças em geral. Dessa maneira, detalhamos os 8 principais benefícios do chá. Confira:

Benefícios do matcha

1. Ajuda a emagrecer: seu efeito de termogênese é capaz de acelerar o metabolismo e intensificar o gasto calórico. Sendo assim, é um companheiro perfeito para quem pratica atividades físicas regularmente.

2. Tem ação anti-inflamatória: os polifenóis antioxidantes presentes no matcha ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, combatem a oxidação das células e as inflamações do corpo.

3. Fornece disposição: entre os componentes presentes na bebida está a cafeína. Um ótimo estimulante para dar aquele gás a mais durante o dia.

4. Engana a fome: o antioxidante EGCG (epigalocatequina) presente no matchá, estimula a liberação do hormônio CCK (colecistocinina), responsável por alertar o cérebro que o estômago está cheio.

5. Desincha o corpo: ajuda a reduzir a retenção de líquidos, eliminando as impurezas do organismo.

6. Previne doenças: o antioxidante EGCG (epigalocatequina), do grupo das catequinas, ajuda na prevenção do câncer.

7. Controla colesterol e diabetes: Aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) no organismo e, dessa maneira, reduz os níveis do colesterol ruim (LDL). Por conter fibra, ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue.

8. Alivia o estresse:  possui a L-teanina, aminoácido que estimula a atividade cerebral relacionada ao relaxamento. Além disso ajuda a elevar a concentração e até diminui a pressão arterial.

Como tomar corretamente

É comum usarmos o matcha em pó no preparo dos tradicionais chás. No entanto, o pó também pode ser adicionado como ingrediente para fazer pães, bolos, sucos e vitaminas.

Fonte: Sport Life.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa